Escola de Conselhos oferece curso gratuito para profissionais que atuam na proteção de crianças e adolescentes

30/07/2025 - 14:01  •  Atualizado 30/07/2025 14:59
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Leandro Reis
Compartilhe
Cartaz de divulgação do curso Tecendo Infâncias, Protegendo Futuros: conhecendo e fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos (SGD)

Conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e outros atores da rede de proteção à infância e à adolescência dos 78 municípios do estado já podem se inscrever no curso de formação Tecendo Infâncias, Protegendo Futuros: conhecendo e fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), promovido pelo projeto de extensão Escola de Conselhos, coordenado pela Ufes.

O curso acontecerá nos formatos on-line e presencial entre agosto e dezembro, totalizando 100 horas de atividades teóricas e práticas. As inscrições podem ser feitas neste link e estarão abertas até a próxima segunda-feira, 4 de agosto, ou até o esgotamento das vagas.

O primeiro encontro será remoto, via YouTube, das 14 às 16 horas, no dia 14 de agosto. O link do canal será enviado posteriormente aos participantes inscritos, que, ao longo do curso, serão informados das datas e formatos das outras atividades.

Os módulos presenciais acontecerão nas quatro macrorregiões do estado (norte, central, metropolitana e sul), nas cidades de São Mateus, Linhares, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. Entre as temáticas a serem abordadas, estão os caminhos históricos da proteção a crianças e adolescentes (múltiplas infâncias, instrumentos e sistemas de informação); os conselhos municipais e a proteção a crianças e adolescentes (funcionamento, atribuições e fundo da infância e adolescência); rede de serviços (interfaces, notificações, avanços e desafios); e conselho tutelar (atribuições, funcionamento, interfaces e metodologias de atendimento).

Qualificação

Segundo a coordenadora institucional da Escola de Conselhos, Luizane Guedes, os módulos têm como objetivo apresentar os caminhos históricos, as políticas públicas, a rede de serviços e os desafios atuais da garantia de direitos, assim como funções e atribuições dos conselhos, e foram pensados para acolher tanto quem já atua na área quanto quem deseja se aproximar das políticas de proteção.

“O curso se mostra de extrema importância, pois buscamos consolidar a política de formação continuada do Sistema de Garantia de Direitos no âmbito do Estado do Espírito Santo e qualificar as ações dos conselheiros de direitos, conselheiros tutelares e demais atores da rede de proteção de crianças e adolescentes”, explica ela, que é professora do Departamento de Psicologia da Ufes.

Mais informações sobre o curso de formação ou sobre outras ações da Escola de Conselhos podem ser obtidas na página do Instagram do projeto. 

Categorias relacionadas