Professor Daniel Junqueira é primeiro representante surdo a assumir vaga no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes

29/07/2025 - 17:24  •  Atualizado 30/07/2025 09:39
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Leandro Reis
Compartilhe
Professor Daniel Junqueira (de camisa laranja, à direita) é o primeiro representante surdo no Cepe

Desde a última segunda-feira, 28, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) passou a contar com a participação de seu primeiro representante surdo, o professor Daniel Junqueira (vestindo camisa laranja, à direita), do Centro de Educação (CE), que assumiu a vaga junto com sua suplente, a professora Andressa Koehler. O Conselho tem, no total, 35 membros, sendo o órgão central da Ufes em relação às matérias de que trata, com funções deliberativas e conclusivas.

Para a vice-reitora, Sônia Lopes, membro do Cepe, a presença do professor nesse espaço de deliberação acadêmica é um marco histórico para a Universidade e uma reafirmação do compromisso com a inclusão, a diversidade e a democratização da gestão universitária. “É uma grande satisfação ter o professor Daniel Junqueira como membro do Cepe. A atuação dele amplia vozes e perspectivas fundamentais para a construção de uma Universidade verdadeiramente plural e acessível a todas e todos”, declarou.

Segundo Junqueira, que será assistido durante as sessões por duas intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), sua participação no Conselho trará desafios ao longo do tempo, que exigirão flexibilidade e constante adaptação. “Por ser uma pessoa surda, com um olhar sobre a surdez a partir de um viés cultural-identitário, compreendo-me como um ser que convive de maneira distinta daqueles que são ouvintes-falantes. Minha expectativa, inicialmente, é contribuir para a necessária reestruturação do espaço formal do Cepe, de modo a garantir minha atuação plena e efetiva como docente surdo, bem como possibilitar o acesso à informação a outros docentes na mesma condição, explicou.

O professor também ressalta a importância de manter o diálogo com o segmento que representa, de forma ampla. “Comprometo-me a articular com docentes de diferentes unidades externas ao Cepe, exercitando uma escuta sensível e ativa frente às demandas apresentadas, com foco na qualidade de vida dos docentes, especialmente no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Também almejo contribuir para o fortalecimento de políticas de ações afirmativas, a partir de um olhar comprometido com a inclusão e com a garantia de igualdade de condições nos diversos processos institucionais da Universidade”, concluiu.

O Cepe tem em sua composição o reitor Eustáquio de Castro, que o preside, a vice-reitora, os pró-reitores, dois representantes docentes de cada um dos Centros de Ensino e seus respectivos suplentes, além de representantes dos estudantes e dos servidores técnico-administrativos.

Foto: Nábila Corrêa

Categorias relacionadas