
Cerca de mil dançarinos sobem ao palco do Teatro Universitário a partir desta sexta-feira, 11, para apresentar diversas coreografias durante a programação do Encontro Espírito Santo de Dança (Enesdança). Evento tradicional no cenário local, o encontro acontece até domingo, 13, e está com ingressos à venda pelo site Le Billet e nas Óticas Diniz (shoppings Vitória, Vila Velha, Praia da Costa, Mestre Álvaro e na Avenida Central Laranjeiras).
Nesta edição, o Enesdança reúne 51 grupos de dança radicados no Espírito Santo, que apresentarão coreografias de jazz, dança contemporânea, balé clássico, dança popular, estilo livre, danças urbanas e sapateado. Os vencedores receberão troféus e valores em dinheiro.
Segundo a bailarina, professora e coreógrafa Monica Tenore, organizadora do evento, a participação em um encontro competitivo como o Enesdança é uma “experiência transformadora” na formação de um profissional da área.
“Além de proporcionar visibilidade e contato com diferentes linguagens, estilos e escolas, o festival estimula o comprometimento, o aprimoramento técnico e o senso de coletivo. A presença de jurados renomados e a troca com outros artistas oferecem um feedback valioso. Mais do que competir, o Enesdança promove o encontro e celebra o potencial criativo de cada bailarino”, afirma Tenore.
Além das apresentações no teatro, o Enesdança promove oficinas na sexta e no sábado, com os dançarinos e professores Fábio Alcântara (dança contemporânea), Zeca Rodrigues (jazz dance), Caique Bonforte (jazz contemporâneo) e Carol Pagano (balé clássico juvenil e variação de repertório). As aulas são pagas e as inscrições podem ser realizadas neste link.