Universidade Aberta à Pessoa Idosa doa roupinhas de bebê produzidas em oficina de crochê para o Hospital Materno-Infantil de Serra

04/07/2025 - 11:40  •  Atualizado 04/07/2025 16:45
Texto: Com informações da UnAPI/Ufes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da equipe do hospital com as crocheteiras, em volta de uma mesa onde estão as peças doadas

O Serviço Social do Hospital Materno-Infantil da Serra recebeu nesta quinta-feira, 3, centenas de peças de crochê produzidas na Oficina de Crochê, uma atividade do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI). Foram entregues cueiros, sapatinhos, toucas, mantas e casaquinhos, produzidos durante o primeiro semestre desse ano.

A doação ao Hospital Materno-Infantil da Serra foi uma indicação do Serviço Social do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, que também já recebeu uma doação de peças do Programa. 

O Hospital Materno-Infantil recebe mulheres encaminhadas pelas Unidades de Saúde de qualquer município da região. Além disso, como funciona 24 horas e está localizado próximo à BR 101, recebe pacientes que estão viajando, entram em trabalho de parto e chegam ao hospital sem qualquer bolsa com roupinhas de bebê. Portanto, é comum chegarem bebês cujas mães ainda não fizeram o enxoval, seja porque nasceram antes do tempo previsto ou porque são de famílias em situação de vulnerabilidade.

Interação e desenvolvimento

A Oficina de Crochê surgiu da iniciativa da servidora aposentada da Ufes Cláudia Paiva, que se propôs a oferecer essa atividade à UnAPI em 2019. Devido à pandemia, o projeto foi paralisado em 2020 e retomado em 2023. "O hábito de fazer crochê trabalha os músculos, estimula a visão e o tato, diverte, tranquiliza e estimula o desenvolvimento psicomotor de pessoas de todas as idades", diz Paiva, que atua como facilitadora.

Imagem
Foto de mantinhas doadas na ação
Algumas das peças doadas ao hospital

A Oficina de Crochê segue os princípios do Programa UnAPI, de promover a interação entre as pessoas idosas, adquirir e aprofundar aprendizados, bem como promover uma qualidade de vida mais prazerosa. Como consequência, os praticantes têm uma melhora significativa em sua autoestima, na memória, na capacidade de desenvolver as atividades da vida diária e superam ansiedade e solidão.

A facilitadora acrescenta que a Oficina de Crochê é oferecida não só aos idosos cadastrados no Programa, mas a todas as pessoas que tiverem interesse. Os encontros para a produção das peças acontecem semanalmente, às quintas-feiras, das 10 às 13 horas, no hall da Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras. Para participar, basta comparecer com linha, agulha e vontade de "crochetar arte para doar o afeto".

Sobre a UnAPI 

Em atividade há 28 anos, a UnAPI é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social da Ufes, atualmente atendendo cerca de 200 pessoas por semestre. O programa tem a finalidade de, por meio da educação continuada para pessoas a partir dos 60 anos, auxiliar no fortalecimento da cidadania dos idosos como sujeito de direitos, inseridos em um contexto político, econômico e sociocultural. Nele, são oferecidas atividades que ajudam a desmistificar a velhice, muitas vezes vista de forma negativa, sendo tratada como doença ou problema, e não como resultado de um processo orgânico natural. Mais informações estão disponíveis no perfil @unapi.ufes no Instagram.

Foto: Divulgação

Categorias relacionadas