Representantes da Ufes tomam posse no Conselho do Plano ES 500 Anos. Universidade vai ajudar na implementação das ações

04/07/2025 - 11:43  •  Atualizado 04/07/2025 13:29
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Capa do plano de desenvolvimento ES 500 Anos

O pró-reitor de Extensão da Ufes, Ednilson Felipe, e o professor do Departamento de Economia, Rogério Faleiros, tomaram posse na tarde desta quinta-feira, 3, como membros do Conselho de Liderança do Plano ES 500 Anos, representando a Universidade. A posse foi realizada durante a cerimônia de lançamento do Plano, que contou com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; da secretária Nacional de Planejamento, Flávia Duarte; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do vice-governador, Ricardo Ferraço; entre outras autoridades, além de representantes da sociedade civil e dos setores público e privado.

O ES 500 Anos é um plano de desenvolvimento de longo prazo para que o estado se prepare para desafios em áreas como segurança pública, saúde, educação, clima e economia até 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do Solo Espírito-Santense. O documento foi elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves, pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, e pela ONG ES em Ação em convênio com a Petrobras, a partir da escuta de mais de 1.700 pessoas, que contribuíram diretamente para a formulação do plano, representando mais de 230 instituições, órgãos públicos e empresas.

Foto do governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço com os membros do Conselho de Liderança
O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço com os membros do Conselho de Liderança do Plano ES 500 Anos. À direita, o pró-reitor de Extensão da Ufes, Ednilson Felipe (de blazer) e o professor Rogério Faleiros

O conselho de liderança, formado por membros da sociedade civil, academia, setor privado e setor público, vai acompanhar e atuar na implementação das estratégias propostas, com ações integradas e mecanismos contínuos de diálogo e transparência com a população.

Clique aqui para conhecer as cinco missões estratégicas para promover o desenvolvimento sustentável do Estado, acessar o plano completo e contribuir para sua implementação.

“A academia não vai faltar ao Estado”

O reitor da Ufes destacou que, além de inédita, esta iniciativa do governo do Estado favorece ações colaborativas entre a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e a academia. “Isso é fundamental para fortalecer o ecossistema de inovação, diversidade e sustentabilidade do nosso estado. A contribuição da academia vem para agregar ainda mais valor ao projeto de desenvolvimento do Espírito Santo", afirmou.

Imagem
O reitor recebendo um exemplar do plano das mãos do estudante Arthur Menezes
O reitor recebeu um exemplar do plano das mãos do estudante Arthur Menezes

Ao público presente, Eustáquio de Castro ressaltou que não se faz progresso sem a participação da academia. “E nós faremos juz à nossa inserção na elaboração e na governança do Plano ES 500 Anos. A academia não vai faltar, como nunca faltou, ao estado do Espírito Santo”, completou. Em um momento simbólico, o reitor recebeu um exemplar do plano das mãos do estudante Arthur Menezes, do Colégio Faesa.

A cerimônia contou ainda com a participação especial de Jorge Gerdau, um dos principais nomes do empresariado brasileiro. Em sua palestra, o empresário compartilhou reflexões sobre gestão pública eficiente, cultura de excelência e o papel do setor privado no avanço de políticas sustentáveis de longo prazo. Ele também ressaltou a importância da profissionalização da gestão, do uso de dados e da adoção de princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) como bases para um futuro mais próspero e responsável.

Encerrando a solenidade, Renato Casagrande destacou que o lançamento do plano consolida a cultura capixaba de planejar a longo prazo, conquistar e ter sucesso. “Nós temos essa cultura. Em 2006 planejamos até 2025; em 2013, até 2030; e em 2025 estamos planejando até 2035. O plano é uma oportunidade de projetar um estado mais organizado, equilibrado e capaz de enfrentar desafios com diálogo e resultados concretos”, afirmou o governador.

Fotos: Thereza Marinho

Categorias relacionadas