
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) realiza no próximo sábado, 5, um mutirão de procedimentos diversos para atendimentos especializados e redução de filas. Durante o dia serão realizadas intervenções cirúrgicas variadas, como bariátricas, histerectomias, biópsia de próstata, hernioplastias, dentre outras, em pacientes previamente agendados, respeitando a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
O mutirão, faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra o Hucam. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado em maio deste ano pelo governo federal, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera.
Nesta edição, todos os hospitais universitários administrados pela empresa pública trabalharão de forma coordenada para realização simultânea de procedimentos diversos. A previsão é realizar 7.811 atendimentos, distribuídos entre 1.037 cirurgias, 1.218 consultas e 5.556 exames em variadas especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras, todos através do SUS.
O Hucam/Ufes atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoia a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. O hospital faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra 45 hospitais universitários federais.
Foto: Hucam-Ufes