
Os 94 anos do curso de Licenciatura em Educação Física da Ufes foram comemorados nesta quinta-feira, 26, em solenidade realizada no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras. O quase centenário curso nasceu em 26 de junho de 1931, sendo o primeiro de Educação Física do Brasil de formação civil, com o objetivo de preparar professores para atuar em escolas. O curso foi federalizado em 1940 e passou a ser reconhecido como curso superior em 1961.
O pioneirismo do curso foi destacado na solenidade de aniversário, cuja mesa foi composta pela vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes; pelo pró-reitor de Políticas de Assistência Estudantil e professor do CEFD, Antônio Carlos Moraes; pela diretora do Centro, Zenólia Figueiredo; e pelo vice-diretor, Ivan Marcelo Gomes.
A vice-reitora Sonia Lopes afirmou: “Quase um século de existência é um marco que poucas instituições de ensino podem celebrar. Então, só por isso, esse já é um evento único. São 94 anos de uma história que se confunde com a própria história da formação de professores e profissionais da área da saúde e do esporte no nosso estado. Um curso que formou e continua formando educadores comprometidos com a transformação social, com o cuidado e com o bem-estar coletivo, em sintonia com os princípios que norteiam a universidade pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade”.
Lopes acrescentou: “O Centro de Educação Física e Desporto carrega com orgulho esse legado, fruto do trabalho de gerações de docentes, técnicos, estudantes e egressos que construíram uma trajetória marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso social. Que esta data seja também uma oportunidade para fortalecer os laços do passado, presente e futuro. Que juntos possamos construir mais avanços e conquistas rumo ao centenário deste curso”.
Referência
A diretora do CEFD lembrou do seu ingresso no curso como estudante, na década de 1980, e depois como docente, nos anos 90. “O CEFD hoje é muito diferente daquele de quando eu ingressei, ele foi se transformando, alterando sua identidade. É um Centro de Ensino que se tornou referência nacional e orgulho para todos e todas nós que aqui trabalhamos. Constitui-se como centro de excelência acadêmica, que produz ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, afirmou Zenólia Figueiredo.
O CEFD mantém atualmente dois cursos de graduação em Educação Física, um de licenciatura e outro de bacharelado, oferecendo 160 vagas anuais, com cerca de 700 matrículas ativas. Na pós-graduação, estão em funcionamento o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), em nível de mestrado e doutorado, atualmente com 97 matrículas; e o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PPGMPEF), com 51 estudantes matriculados na Ufes; além de cursos eventuais de especialização, atualmente com 45 estudantes.

A diretora do Centro destacou que tudo isso é fruto de um trabalho coletivo, lembrando dos docentes, técnicos administrativos e estudantes que passaram pela Educação Física e dos que continuam construindo essa história de sucesso: “Nós somos 45 docentes efetivos na ativa, seis docentes substitutos e 33 técnicos administrativos. Esse é o corpo de servidores que dá suporte para todos os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Cabe a nós, hoje, aqui nesta solenidade, agradecer a essas pessoas”. Figueiredo enfatizou “a ética como norteadora das atividades profissionais, o respeito às diversidades e à liberdade de expressão e o compromisso com a formação e com a instituição".
Além de Figueiredo e Lopes, fizeram uso da palavra a estudante Samai Vitória Santos, representando o Diretório Acadêmico de Educação Física 26 de Junho; as servidoras técnico-administrativas Reginalda Marino e Beatriz Coimbra; a chefe do Departamento de Ginástica, Ana Cláudia Nascimento; e o chefe do Departamento de Desportos, Adriano Maia.
“A Universidade Federal do Espírito Santo como instituição pública e gratuita representa um patrimônio inestimável da sociedade capixaba e brasileira. É aqui que o conhecimento é produzido e disseminado sem barreiras, garantindo acesso à educação superior de qualidade, no direito e não no privilégio. Nossa instituição e nosso Centro de Ensino são espaços para o desenvolvimento de pesquisas e projetos que buscam soluções a desafios em nossa sociedade, formando cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais justo, mais verde e mais equilibrado”, afirmou Maia.
Homenagens
Destacando a importância dos técnicos administrativos na história antiga e presente do CEFD, as servidoras Reginalda Marino e Beatriz Coimbra homenagearam colegas de duas gerações: o aposentado Antônio Sérgio Oliveira, chamado carinhosamente de Serginho, e o assistente em Administração Ronie Sarmento.
Samai Vitória Santos, em nome do DA 26 de Junho, afirmou: “O curso de Licenciatura em Educação Física é muito mais que um espaço de formação técnica. É um território de resistência, de construção de saberes, de troca de acolhimento e transformação. Aqui formamos educadoras e educadores que entendem o corpo como expressão, como história e como política – e a escola como palco dessa construção”.
As representantes da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (FIESPS) Dirce Maria da Silva e Eliane Gonçalves entregaram à diretora do CEFD a medalha e o diploma do Centenário FIESPS Mundial.
Ao final da solenidade, os três últimos ex-diretores do Centro de Ensino, Otávio Guimarães, Edson Castardeli e Adriano Maia, descerraram suas fotografias, que passam a integrar a galeria institucional instalada no auditório local.
Exposição
Ainda dentro da programação de aniversário, uma exposição fotográfica foi instalada no hall do CEFD, resgatando momentos significativos do curso de licenciatura, desde as aulas iniciais em espaços de estrutura modesta até a consolidação do Centro de Ensino. O acervo se originou nos projetos de pesquisa realizados no Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba (Cemefec), coordenado pelo professor Omar Schneider, do Departamento de Ginástica.
Fotos: Sueli de Freitas e Kennedy Barreiro (CEFD)