Embaixador da República do Chipre no Brasil visita a Ufes e propõe ampliação de cooperação internacional

24/06/2025 - 18:59  •  Atualizado 26/06/2025 11:46
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto com a vice-reitora da Ufes, o embaixador do Chipre e o reitor da Ufes

A Ufes recebeu na manhã desta terça-feira, 24, a visita do embaixador da República do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, que apresentou aos gestores da Universidade uma proposta de acordo de cooperação com a Universidade do Chipre. Também chamado de Memorandum of Understanding (MoU), o acordo busca fortalecer a colaboração acadêmica internacional, promovendo parcerias nas áreas de ensino e pesquisa entre as duas instituições.

Participaram do encontro o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; a vice-reitora, Sonia Lopes; o secretário de Relações Internacionais (SRI), Felipe Guimarães; a chefe da Divisão de Acordos de Cooperação da SRI, Maria José Pontes; a assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino; e a superintendente de Projetos e Inovação (Spin), Miriam de Magdala (veja foto abaixo).

A Ufes tem histórico de cooperações com o Chipre. Em outra colaboração, firmada com a Cyprus University of Technology (CUT), estudantes de doutorado das duas instituições desenvolveram a startup LumosScribe, spin-off (unidade de negócios) dos laboratórios de pesquisa da CUT, o que gerou inúmeras publicações científicas. De acordo com o reitor, a visita do embaixador consolida esta parceria e abre a possibilidade de novas colaborações. “Essas parcerias são sempre importantes porque podem trazer mais conhecimentos e a possibilidade de intercâmbio, de mobilidade de estudantes tanto de graduação quanto de pós-graduação. Inclusive, estamos programando uma ida até lá para conhecer as universidades cipriotas”, ressaltou.

Formas de cooperação

Imagem
Na foto, Felipe Guimarães, Maria José Pontes, Sonia Lopes, Vasilios Philippou, Eustáquio de Castro, Patrícia Rufino e Miriam de Magdala.
Na foto: Felipe Guimarães, Maria José Pontes, Sonia Lopes, Vasilios Philippou, Eustáquio de Castro, Patrícia Rufino e Miriam de Magdala.

A nova proposta apresentada por Philippou prevê diversas formas de cooperação com a Universidade do Chipre, incluindo a realização de pesquisas conjuntas; intercâmbio de professores para palestras, discussões e estudos; mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação; troca de materiais e publicações acadêmicas; co-organização de seminários, conferências e escolas de verão ou inverno; desenvolvimento de duplos diplomas; e cooperação em questões administrativas.

De acordo com o embaixador, os detalhes de cada atividade serão negociados em pontos específicos para cada projeto. “Essa proposta representa uma oportunidade estratégica para a Ufes ampliar sua internacionalização, promovendo inovação acadêmica, intercâmbios e fortalecimento de laços com a Universidade do Chipre, uma instituição de referência no cenário europeu. A iniciativa pode abrir portas para estudantes, professores e pesquisadores, consolidando a Ufes como um polo de excelência global”, destacou Philippou.

Os representantes das instituições seguirão com os diálogos a respeito da proposta de acordo de cooperação que, se assinada, terá validade de três anos, com possibilidade de revisão ou renovação.

Fotos: Adriana Damasceno

Categorias relacionadas