
A Ufes conquistou a 6ª colocação entre as 56 universidades brasileiras classificadas na edição 2025 do Times Higher Education (THE) Impact Rankings. O ranking, divulgado no dia 18 de junho, avalia o desempenho institucional em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Ufes participou dos 17 ODS e ficou na faixa das 401-600 melhores universidades do mundo.
Os destaques da Ufes foram os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação), nos quais obteve seus melhores desempenhos. O envio dos dados foi coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), responsável por coletar, organizar e registrar as evidências institucionais na plataforma do ranking, em articulação com diversas unidades da universidade.
"A Ufes tem mantido um bom desempenho no âmbito do THE Impact Rankings, entre as melhores do Brasil e do mundo. Isso reflete o comprometimento de seus profissionais e estudantes rumo aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela ONU", afirma o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Felipe Guimarães.
A universidade melhor colocada no ranking global foi a Western Sydney University, da Austrália. A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar entre as instituições brasileiras. Veja aqui o resultado completo do THE Impact Ranking 2025.
Desafios de desenvolvimento
Segundo a ONU, os ODS “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. Dessa forma, foram elencados 17 ODS considerados “ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo”.