Livro resgata a história da educação de pessoas com deficiência visual e pessoas surdas. Download gratuito

17/06/2025 - 14:23  •  Atualizado 17/06/2025 17:06
Texto: Thereza Marinho, com informação dos autores
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Imagem da capa do livro na qual aparecem dois livros antigos sobrepostos e uma chave, igualmente antiga, sobre os dois

Conhecer a trajetória da educação de pessoas com deficiência visual e pessoas surdas, a partir das discussões realizadas no século XIX e início do XX, considerando o ambiente social da época e suas relações com os desafios atuais da educação inclusiva: esse é o objetivo do livro Congresso Internacional dos Surdos-Mudos - Dijon - 1898, lançado pelos professores da Ufes Douglas Ferrari, do Departamento de Educação, Política e Sociedade; e Lucyenne Vieira-Machado, do Departamento de Línguas e Letras.

O livro – disponível para download gratuito – apresenta ao público de língua portuguesa a tradução inédita dos anais do Congresso de Surdos realizado em Dijon (França), em 1898. O evento reuniu educadores e interessados na educação de surdos, abordando questões como a importância da língua de sinais e a necessidade de métodos de ensino mais inclusivos, que respeitassem as diferenças e necessidades dos alunos surdos.

Além de traduzir os anais do congresso, a pesquisa contempla outras reuniões de grande relevância, num trabalho de resgate e valorização de fontes históricas essenciais para a compreensão da trajetória da educação de pessoas surdas entre os séculos XIX e XX. A publicação também está inserida em uma pesquisa mais ampla, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), que se dedica a investigar as propostas educacionais discutidas nos principais congressos internacionais da época, compreendendo os desafios e avanços que marcaram aquele contexto e os reflexos dessas discussões na atualidade.

“Nesse percurso, propomo-nos também a coletar dados em acervos digitais nacionais e internacionais que resguardam preciosos registros históricos, muitas vezes pouco acessíveis ao público brasileiro. A partir desse trabalho de coleta e tratamento de fontes, buscamos desenvolver uma base de metadados bilíngue (francês-português) dedicada à história da educação das pessoas com deficiência, bem como construir um repositório digital com os documentos coletados e analisados, incluindo também produções já consolidadas no campo da Educação Especial”, afirmam os autores.

Os professores destacam que a proposta da obra articula pesquisa, tradução, curadoria documental e produção de conhecimento, com vistas a subsidiar tanto investigações acadêmicas quanto a formação de educadores. “Esperamos que esta obra possa inspirar novas pesquisas, fomentar o debate e fortalecer o compromisso com uma educação pública de qualidade para todos e todas”, concluem. 

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