Em visita à Ufes, professora Nancy Chacón fala sobre experiências cubanas e latino-americanas na área da educação

16/06/2025 - 15:08  •  Atualizado 17/06/2025 08:09
Texto: Com informações do PPGE     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

A professora da Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona (Cuba) Nancy Chacón estará na Ufes a partir desta terça-feira, 17, para ministrar duas palestras sobre experiências cubanas e latino-americanas na área da educação. As atividades são promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e integram as comemorações dos 50 anos do Centro de Educação, dos 45 anos do Programa e dos 71 anos da Ufes.

As palestras acontecerão das 9 às 12 horas, no auditório do PPGE (campus de Goiabeiras), e serão abertas ao público acadêmico e profissional interessado nos temas da docência, cooperação internacional e políticas educacionais. No dia 17, Chacón falará sobre Os desafios e inovações na docência universitária: experiências cubanas e latino-americanas. Já no dia 18, o tema abordado será Educação superior e cooperação acadêmica na América Latina e Caribe: a experiência cubana e possibilidades de integração. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever  por meio deste link.

Com vasta trajetória na área da ética aplicada à educação, formação cidadã e cooperação internacional, a professora Nancy Chacón vem à Ufes a convite do Grupo de Pesquisa sobre Educação Especial no Sistema Comum de Ensino (GRUPEESC), em articulação com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) e com a Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac). Além de participar das atividades acadêmicas, a professora também contribuirá com os debates da 27ª Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba (Conasol), que será realizada em Vitória entre os dias 19 e 21 de junho.

“Sua presença no evento reforça os laços históricos e políticos entre os povos de Cuba e do Brasil, com destaque para o papel da educação na construção de sociedades mais justas e solidárias”, afirma a líder do GRUPEESC e vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes.

Categorias relacionadas