
Canções da tradição oral brasileira compõem o espetáculo da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, que retorna ao Teatro Universitário para duas apresentações, nos dias 10 e 11 deste mês, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita e os ingressos já estão disponíveis para retirada por meio do site Le Billet, com limite de duas entradas por pessoa. O link está disponível no Instagram da Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil), que realiza o evento.
Formada por 16 cantores cegos, acompanhados pelo som de um piano de cauda, a orquestra transita por canções populares de domínio público, utilizadas por comunidades diversas para acompanhar atividades de trabalho, de ninar e festivas. Resultado do trabalho de pesquisa da artista Renata Matta, o repertório dos concertos abrange o congo; o Coco de Tebei, de Pernambuco; a Bata do Feijão, do Maranhão; a comunidade quilombola de Kalunga de Cavalcante, em Goiás; e os guaranis da aldeia Marakanã, do Rio de Janeiro, entre outras culturas.
Popular e erudito
A Orquestra Brasileira de Cantores Cegos tem direção artística de Rejane Arruda, regência percussiva do maestro Thomas Davison, acompanhamento da pianista Evelyn Drummond e ações performativas executadas por atores da Cia Poéticas da Cena Contemporânea. Já a linguagem da encenação tem design de luz feito pelo iluminador André Stefson, que explora contrastes entre claros e escuros, e figurino de Antônio Apolinário, que traz elementos populares.
Os arranjos musicais são outro ponto forte do trabalho. Construídos por Tarita de Souza, eles têm forte relação com a música moderna brasileira, remetendo a compositores como Guerra Peixe e Villa-Lobos, e dialogando com o popular e o erudito.
A temporada de espetáculos da Orquestra, neste ano, é promovida com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a realização da SOCA Brasil, em parceria com a Cia Poéticas da Cena Contemporânea e o Espaço Contêiner.
Acessibilidade
Pessoas com deficiência podem reservar ingressos por meio de mensagem pelo número de Whatsapp da organização: (27) 9960-9818. A organização do evento também disponibiliza instrução e monitoria, que devem ser solicitadas por meio do aplicativo de mensagens. Um grupo de voluntários integra a equipe para a recepção de escolas, idosos e pessoas com deficiência, além do público geral.
Recursos de acessibilidade estarão disponíveis e incluem a audiodescrição para pessoas cegas, a presença de intérpretes para fazer a tradução simultânea em Libras e espaço sensorial para pessoas do espectro autista.