Fotografias do Acervo de Artes Visuais da Ufes integram programação de festa literária em Itaúnas

21/05/2025 - 15:43  •  Atualizado 21/05/2025 17:50
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação da exposição

O universo das artesãs de Goiabeiras chega ao interior do Espírito Santo a partir desta quarta-feira, 21, por meio da exposição As Paneleiras, que reúne fotografias de Vitor Nogueira. Fruto do Acervo de Artes Visuais da Ufes, a mostra integra a programação da 2ª Festa Internacional da Palavra, que será realizada até este sábado, 24, em Itaúnas. As fotos estão expostas no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.

Produzidas entre 1979 e 1980 pelo fotógrafo, as obras foram incluídas no acervo na década seguinte, por meio da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult/Ufes), e expostas no hall do Teatro Universitário de julho a setembro de 2024. As fotografias evidenciam o processo de fabricação das panelas em suas diversas etapas, desde a extração das matérias-primas, passando por modelagem, queima a céu aberto, aplicação da tintura de tanino, até chegar aos últimos detalhes.

“O ‘fazer panelas’ tem um roteiro completo, rico em atividades complementares e cheio de detalhes, desde os materiais usados na sua produção até sua destinação final como utensílio de preparo dos mais conhecidos pratos da gastronomia do estado, a moqueca e a torta capixaba”, afirmou Nogueira.

Bem imaterial registrado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e recentemente declarado patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo pela Assembleia Legislativa, a panela de barro guarda as histórias e a expressão de um grupo social marcado por seu ofício há mais de 400 anos.

Segundo o fotógrafo, as fotos voltam a “cumprir seu papel social de mostrar um pouco mais da identidade capixaba” ao encontrarem de novo o seu público. “São saberes e fazeres dos povos originários, os indígenas, e foram assimilados por caboclos e suas mulheres. É importante registrar esse grupo de pessoas e tentar fortalecer o trabalho, a cultura e sua expressão social”, disse Nogueira.

Categorias relacionadas