
A Pró-Reitoria de Graduação da Ufes inicia a partir desta terça-feira, 20, uma série de atividades de formação para servidores do campus de São Mateus. O evento vai até o dia 22 de maio e inclui a realização do Fórum das Licenciaturas local, um espaço institucionalizado de debate, problematização e análise sobre as políticas de formação dos profissionais da educação.
No início do mês, entre os dias 5 e 8 de maio, as formações foram realizadas no campus de Alegre e contaram com a participação de 90 servidores, entre docentes e técnicos administrativos. Entre os assuntos debatidos no Fórum estavam a formação inicial de professores e encaminhamentos trazidos pela Resolução CNE/CP nº 4, de 29/05/2024, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).
Coordenadores de cursos, membros de Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e Técnicos em Assuntos Educacionais também participaram de uma formação e assessoramento pedagógico sobre elaboração e atualização dos projetos pedagógicos de curso (PPCs).
A pró-reitora de Graduação da Ufes, Regina Godinho, afirma que a realização dos fóruns de licenciaturas locais, no campus de Alegre e no campus de São Mateus, foi uma demanda dos docentes participantes do Fórum das Licenciaturas realizado no campus de Goiabeiras em dezembro do ano passado.

”Os objetivos pretendidos com as formações foram alcançados de maneira satisfatória, uma vez que o Fórum Local das Licenciaturas de Alegre proporcionou um espaço profícuo para o diálogo e a elaboração de estratégias e a análise de viabilidades conjuntas sobre a atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da Ufes. Além disso, a formação sobre planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos pedagógicos de curso possibilitou a coordenadores e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes aprofundarem seus conhecimentos acerca das normativas institucionais da Ufes relativas aos trâmites de elaboração e atualização desses documentos. Nesse contexto, os participantes realizaram a análise dos documentos pedagógicos dos cursos sob sua responsabilidade, contando com o suporte técnico e pedagógico da equipe da Diretoria de Planejamento Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação”, destaca a pró-reitora.
Fotos: Equipe Prograd