
O Centro Tecnológico da Ufes (CT) recebe nesta sexta-feira, 16, professores de três escolas francesas de Engenharia: Jean-François Naviner (Télécom Paris), Stéphane Maag (Télécom SudParis) e Sébastien Reymond (ENSTA Paris). Eles vêm à Universidade para tratar do projeto de intercâmbio acadêmico e pesquisa conjunta contemplado no início deste ano pelo Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec), programa especificamente voltado para áreas de engenharia e promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Como parte da visita, ocorrerá uma palestra no auditório do CT-I (CT 1), às 11 horas, aberta a estudantes e professores, na qual serão apresentadas as três escolas, bem como os editais do Brafitec.
O projeto contemplado, denominado Formação de engenheiros preparados para um futuro sustentável e orientado pela ciência de dados, é coordenado localmente pela professora do Departamento de Informática Roberta Gomes, vice-diretora do CT. O objetivo é oferecer bolsas de estudo para intercâmbio, incluindo duplo diploma, para estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
"Esses acordos de duplo diploma são um diferencial para nossos cursos de engenharia, especialmente porque hoje, num mundo globalizado, essa interdisciplinaridade abre muito mais oportunidades aos engenheiros, tanto no campo das habilidades técnicas quanto no das soft skills, que são as suas habilidades interpessoais", diz a professora.
Além da Ufes, o projeto envolve ainda a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e três escolas de engenharias francesas que compõem o Institut Polytechnique de Paris e estão entre as melhores escolas de ensino superior da França.
Atualmente, além do projeto iniciado este ano, o CT conta com outros dois, também contemplados pelo Brafitec: Gêmeos digitais: novas infraestruturas físicas e virtuais em cidades inteligentes, coordenado pelo professor Moisés Ribeiro; e A engenharia e os objetivos do desenvolvimento sustentável, coordenado pelos professores Jane Meri Santos e Bruno Furieri.
Intercâmbio estudantil
O secretário de Relações Internacionais da Ufes, Felipe Guimarães, lembra que a participação da Ufes no programa Brafitec/Capes começou em 2009, com seu primeiro projeto aprovado e, desde então, a Ufes já participou de 12 projetos Brafitec/Capes. Ao longo desses anos, a participação da Ufes no programa permitiu o envio de mais de 90 alunos da graduação em Engenharia para fazerem parte de seus estudos em instituições parceiras da Ufes na França como bolsistas Brafitec/Capes, assim como recebeu mais de 30 estudantes franceses somente na graduação.
"Desde sua criação, em 2012, a Secretaria de Relações Internacionais tem dado suporte aos coordenadores dos projetos Brafitec/Capes na Ufes por meio de diversas ações, como a formalização dos acordos internacionais, a elaboração e gerenciamento de editais de seleção dos bolsistas, a orientação e acompanhamento dos bolsistas da Ufes enviados para o exterior e dos estrangeiros recebidos na Ufes dando todo o suporte no acolhimento e acompanhamento, a organização de eventos para divulgação e promoção do programa na Ufes e a recepção de representantes das instituições francesas parceiras, entre outras ações", destaca Guimarães.
Ele afirma ainda que a participação da Ufes no Brafitec/Capes tem contribuído para um dos objetivos estratégicos transversais de ensino do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2030 da Ufes de ampliar ações de mobilidade, visitas, parcerias e intercâmbios internacionais.