Cine Metrópolis estreia filmes nacionais e exibe ciclo temático a partir desta quinta-feira, 8

08/05/2025 - 13:52  •  Atualizado 12/05/2025 08:04
Texto: Leandro Reis, com informações do Cine Metrópolis     Edição: Thereza Marinho
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Cena do filme Inventário de Imagens Perdidas, onde aparece uma mulher de frente para uma báscula, olhando para o lado

Cinco filmes nacionais renovam a programação do Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 8. Três desses longas compõem um ciclo dedicado à filmografia do cineasta brasiliense Gustavo Galvão, com destaque para a estreia de Inventário de Imagens Perdidas, vencedor dos prêmios de Melhor Longa-metragem, Melhor Atriz e Melhor Montagem no Festival de Cinema de Ribeirão Preto. Além da mostra especial, o Metrópolis exibe os dramas Lispectorante, de Renata Pinheiro, e Betânia, de Marcelo Botta.

Com mais de duas décadas de trajetória e filmes exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais, Gustavo Galvão apresenta um Brasil distópico em Inventário de Imagens Perdidas. A trama acompanha duas mulheres que se retiram para o campo, enquanto o país passa por uma guerra civil motivada por uma revolução fundamentalista.

O ciclo em homenagem ao cineasta também exibe O Vazio de Domingo à Tarde, lançado em 2023, e Ainda Temos a Imensidão da Noite, de 2019. Veja as sinopses completas abaixo.

Dramas

Cena de Lispectorante, onde a personagem aparece deitada de bruços sobre uma cama, sorrindo

A programação desta semana conta ainda com a estreia de Lispectorante, novo longa da diretora pernambucana Renata Pinheiro, que tem Marcélia Cartaxo como protagonista. De volta ao universo de Clarice Lispector, a atriz, que interpretou Macabéa em A Hora da Estrela, vive Glória Hartman – uma referência a outra personagem de Clarice, de A Paixão Segundo G.H. –, uma artista que retorna a Recife para viver com uma tia idosa. Aos poucos, enquanto anda pelo bairro onde a escritora viveu, Hartman entra no mundo de Clarice, entrelaçando fantasia e realidade.

O Metrópolis estreia ainda Betânia, de Marcelo Botta, um emocionante drama sobre uma matriarca enfrentando o luto por seu marido. Tentando se reencontrar, ela volta ao povoado onde nasceu. Lançado no Festival de Berlim, o filme já foi exibido em mais de vinte mostras e festivais, tendo sucesso de público e crítica.

Confira a sinopse dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 8 a 14 de maio:

Inventário de Imagens Perdidas, de Gustavo Galvão (Brasil, 2023)
Num futuro próximo, uma revolução fundamentalista coloca o país em guerra civil. Duas mulheres em fuga se escondem no campo. Seus caminhos se cruzam numa casa povoada por memórias de um ex-cineasta, esquecido como o próprio cinema.

O Vazio de Domingo à Tarde, de Gustavo Galvão (Brasil, 2023)
Duas tramas correm em paralelo. De um lado se encontra Mônica, atriz em crise com a superexposição e o desgaste da vida de celebridade. A crise é potencializada com a temporada que passa em Brasília, enquanto o marido cuida do pai à beira da morte. Do outro lado está Kelly, adolescente que vive no interior de Goiás, onde Mônica acaba de atuar em um filme independente. Kelly sonha ser como Mônica e tenta, em vão, falar com ela. A jovem não desanima e decide encontrar sua musa novamente.

Ainda Temos a Imensidão da Noite, de Gustavo Galvão (Brasil/Alemanha, 2019)
Cansada de lutar por um lugar ao sol com sua aguerrida banda de rock na qual é vocalista e trompetista, Karen decide ir embora de Brasília. Ela segue os passos do ex-parceiro de banda Artur, que tenta a sorte em Berlim. O convite parte de Martin, amigo alemão com quem fecham um triângulo imprevisível.

Lispectorante, de Renata Pinheiro (Brasil, 2025)
Afundada numa crise existencial e financeira, Glória Hartman, 58 anos, retorna ao Recife, sua cidade natal. Através de uma fenda nos escombros da casa onde morou Clarice Lispector, Glória começa a ver coisas misteriosas enquanto trilha um percurso de desconstrução da sua visão de vida.

Betânia, de Marcelo Botta (Brasil, 2025)
Depois de perder seu marido, a parteira Betânia se muda para o povoado onde nasceu, mas jamais habitou. Empurrada pelo som ancestral do Bumba Meu Boi, pela força da família e da comunidade, Betânia tenta renascer, assim como as flores que desabrocham nos lençois durante a seca.

Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

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