
A Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade (DGCI) da Ufes encerrou o mês de abril celebrando seu primeiro ano de atividades. Vinculada à Reitoria, a diretora foi criada com a missão de fortalecer os pilares da boa governança pública, da transparência, da integridade, da gestão orientada a evidências, do gerenciamento de riscos integrado à estratégia e ao planejamento e do aprimoramento contínuo nos processos administrativos da instituição.
“Desde sua criação, buscamos atuar de forma transversal e dialógica com diversas áreas da Universidade, promovendo alinhamento às diretrizes dos marcos legais – como o Decreto nº 9.203/2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal – e contribuindo para o fortalecimento dos processos decisórios e do controle institucional”, afirma a diretora de Governança, Controles Internos e Integridade, Fabíola Bastos.
Ao longo desse primeiro ano, a Diretoria se destacou pelo compromisso com a integridade, pelo assessoramento oferecido às equipes técnicas e aos gestores, e pela promoção de uma cultura organizacional alinhada às boas práticas de gestão. O trabalho é reconhecido por gestores da Ufes.
“Todos esses avanços na concepção de gestão, de governança, de mitigação de riscos e de continuidade são fundamentais e podem colocar a Ufes em novos patamares. Os avanços na Proex [Pró-Reitoria de Extensão], por exemplo, teriam sido muito mais difíceis sem essa nova visão de gestão, de governança e de tratamento dos riscos”, afirma o pró-reitor de Extensão, Ednilson Felipe.
Transparência e eficiência
Para o diretor de Contabilidade e Finanças, Douglas Caliman, “a Diretoria de Governança e Controle Interno tem desempenhado um papel fundamental no aprimoramento da transparência e da eficiência administrativa dentro da Universidade, promovendo boas práticas de governança e fortalecendo os processos de controle interno”.
“Acredito ser esse o caminho a seguir. Avalio como pertinente a atuação da DGCI. É pouco tempo de existência, mas com contribuições muito importantes”, complementa o diretor da Biblioteca Central da Ufes, Fábio Medina.
O reconhecimento das ações veio, também, do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio da 4ª Diretoria Técnica (Universidades) da Secretaria de Controle Externo da Educação, que parabenizou a DGCI pelo 1° lugar em Transparência Ativa conquistado no mês de aniversário da unidade.
“Ao celebrar este primeiro ano, a DGCI reafirma seu compromisso com o fortalecimento institucional e a construção de uma Ufes mais íntegra, eficiente e orientada para resultados”, destaca Fabíola Bastos.