
O reitor Eustáquio de Castro participou, na manhã desta quarta-feira, 30, da conferência de abertura do 3º Simpósio Capixaba de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento, realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Vitória, teve como tema Mudanças Climáticas e a Saúde dos Trabalhadores Rurais: desafios e perspectivas.
A conferência de abertura contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TRT da 17° região, Fábio Eduardo Paixão; do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; e do chefe do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat), Frederico Felipe de Freitas.
Além deles, compuseram a mesa o procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), Bruno da Fonseca; e a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Maria Rita de Boni.
Em sua fala, o reitor da Ufes destacou que a crise climática atinge de forma desigual os sujeitos sociais, ressaltando que os trabalhadores do campo estão entre os mais expostos e vulnerabilizados. Ele ainda salientou o papel da Universidade como agente de formação crítica comprometida com a justiça ambiental, saúde coletiva e direitos humanos. “Como produtora de conhecimento, temos contribuído com pesquisas que analisam as relações entre trabalho, sofrimento e resistência, inclusive nas zonas rurais e nas áreas diretamente afetadas pelas mudanças climáticas”, enfatizou.
“A ciência tem muito a dizer — e muito a ouvir — quando é colocada em diálogo com os saberes dos trabalhadores, dos povos tradicionais, dos movimentos sociais e das instituições de justiça”, complementou Castro.
Debates
Ao longo do dia, mesas redondas reuniram especialistas para debater temas centrais da saúde dos trabalhadores. A primeira delas, realizada pela manhã, com o tema O impacto das mudanças climáticas na saúde dos trabalhadores rurais, contou com a presença dos professores e pesquisadores da Ufes Rafael Catão, professor do Departamento de Geografia e pesquisador do Laboratório de Geografia da Saúde; José Geraldo Mill, professor do Departamento de Ciências Fisiológicas e dos Programas de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva; e Luciana Vieira, médica dermatologista do Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica (PAD/Ufes), que atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer de pele no Espírito Santo. A mediação da mesa ficou sob responsabilidade de Frederico Felipe de Freitas, chefe do Nevisat.
Abril Verde
O simpósio foi realizado pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Nevisat em comemoração ao Abril Verde. A campanha é dedicada às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
O evento teve como público-alvo os profissionais da área de vigilância em Saúde do Trabalhador, profissionais de saúde, membros do Judiciário envolvidos na temática, sindicatos, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que atuam na área de Saúde e Segurança do Trabalho.
Fotos: Thiago Sobrinho e Assessoria de Comunicação do TRT-17