
Teve início nesta quarta-feira, 23, no Prédio do Núcleo de Competências Químicas do Petróleo (LabPetro/Ufes), o 6º Seminário Técnico-Científico do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA), executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest) e pela Ufes, que marca a apresentação do relatório anual do programa. O evento reúne pesquisadores, técnicos e representantes de instituições parceiras e órgãos de controle ambientais para debater os avanços e desafios no acompanhamento da biodiversidade em diferentes ambientes aquáticos, devido ao impacto causado pelo rompimento da barragem de Fundão/Mariana, em Minas Gerais.
A abertura foi conduzida pelo coordenador geral do PMBA, o professor Fabian Sá, que também coordenou todas as atividades do dia. Em sua fala, ele destacou a importância do seminário para a consolidação dos dados coletados ao longo dos últimos anos para o fortalecimento das parcerias institucionais.
“Esse evento é uma oportunidade fundamental para avaliarmos os resultados do nosso trabalho e alinharmos estratégias para os próximos ciclos de monitoramento. O PMBA é construído de forma colaborativa e integrada, e essa troca de experiências e conhecimentos nos fortalece como rede”, afirmou o professor.
Pela manhã, foram apresentados os resultados referentes ao ambiente dulcícola (águas doces), pela coordenadora do eixo, a professora Eneida Sant'Anna, que compartilhou informações sobre os indicadores ecológicos e espécies monitoradas em rios, lagoas e reservatórios.
Ambientes costeiro e marinho
Durante a tarde, foi a vez dos ambientes costeiro, com apresentação da professora Jacqueline Albino, e marinho, conduzida pelo professor Stefano Zorzal, ambos coordenadores de seus respectivos eixos dentro do programa. As apresentações trouxeram dados sobre biodiversidade, condições ambientais e impactos observados ao longo do monitoramento.
O evento contou com a presença de representantes de instituições parceiras, como José Carlos Thomé, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o superintendente da Fest, Armando Biondo Filho, e a gerente de projetos da Fest, Patrícia Bourguignon.
Transmissão ao vivo
O seminário segue nesta quinta-feira, 24, com apresentação de abordagens integradas dos impactos observados e discussão conjunta desses resultados. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal do YouTube do Instituto Chico Mendes.
Fotos: Vanessa Pianca/Fest