Alfabetização Científica e Ensino por Investigação são temas de conferência on-line que acontece nesta quarta, 16

15/04/2025 - 15:27  •  Atualizado 16/04/2025 18:37
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
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Cartaz de divulgação do evento

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Biologia e o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio) promovem nesta quarta-feira, 16, a conferência A Alfabetização Científica e Ensino por Investigação: Algumas Relações. Conduzido pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Lúcia Helena Sasseron, o evento on-line começa às 14 horas e é dirigido a pesquisadores da área de ensino e educação em Ciências, professores da rede básica e licenciandos.

A atividade é gratuita e terá transmissão ao vivo pelo canal da Superintendência de Educação a Distância da Ufes (Sead) no YouTube. Aqueles que acompanharem a palestra receberão certificado de participação.

Sasseron é licenciada em Física, mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física), doutora em Educação e professora da USP desde 2018, sendo uma referência na educação científica, na alfabetização científica e no ensino por investigação.

Segundo a professora do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes Viviana Corte, coordenadora do evento, a conferência permitirá um intercâmbio de ideias entre a comunidade acadêmica da Ufes e a pesquisadora. “Será uma grande oportunidade para nossos estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores. Eles terão oportunidade de aprender e trocar experiências”, frisou.

Ela destacou que os temas abordados por Sasseron contribuem para a formação de profissionais capazes de compreender debates sobre ciência e tecnologia, além de estimular o conhecimento científico, tornando os alunos protagonistas no processo de ensino e aprendizagem: "Fomentar o conhecimento de professores e futuros professores para a alfabetização científica e o ensino por investigação pode contribuir para a formação cidadã dos alunos, desenvolvendo a capacidade de questionar, refletir, resolver problemas e argumentar.  E também desenvolver cidadãos críticos, com pensamento lógico e capazes de fazer melhores escolhas”.

A organização do evento planeja novas atividades formativas ainda neste ano. Os interessados no assunto podem acompanhar as divulgações pelo perfil do Laboratório de Popularização da Ciência (Labpop) da Ufes no Instagram. 

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