Cursos de Ciências Sociais e Pedagogia da Ufes recebem conceito máximo em avaliação do MEC

10/04/2025 - 18:41  •  Atualizado 11/04/2025 15:20
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem de um selo redondo com a inscrição "Avaliado pelo MEC/Inep" e o número 5

O ano de 2025 começou com resultados positivos para os cursos de Ciências Sociais (Centro de Ciências Humanas e Naturais) e Pedagogia (Centro de Educação) ofertados no campus de Goiabeiras da Ufes: ambos alcançaram o conceito máximo (5) em avaliações feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Esta foi a primeira avaliação dos dois cursos pela comissão do Inep.

As boas notícias para os estudantes, professores e técnicos administrativos da Ufes não param por aí. O curso de Química (Centro de Ciências Exatas) de Goiabeiras ficou com conceito 4, sendo a primeira vez que recebe a comissão de avaliação. Já o curso de Geologia, do campus de Alegre, teve o conceito aumentado de 3 para 4.

“Ambos os conceitos, 4 e 5, são classificados como máximos e representam a qualidade da formação que está sendo desenvolvida dentro da Ufes”, afirma a secretária de Avaliação Institucional da Universidade, Leila Massaroni. Segundo ela, avaliações de outros cursos serão realizadas no decorrer deste ano. “Está agendada para junho a visita ao curso de Filosofia/Licenciatura (campus de Goiabeiras)”, adianta a secretária.

Renovação de reconhecimento

As avaliações dos  cursos de graduação feitas pelo Inep foram normatizadas pela Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres) do MEC. “A Seres sistematizou os procedimentos e prazos para renovação de reconhecimento de cursos de graduação, tomando como referência os resultados dos ciclos avaliativos do Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes]”, disse Massaroni. Ela lembra que, no ano de 2024, 22 cursos da Ufes receberam comissões de avaliação do MEC, com resultados positivos. 

Categorias relacionadas