Livro apresenta novas possibilidades de prática docente a partir das experiências do Pibid

09/04/2025 - 15:30  •  Atualizado 09/04/2025 18:03
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem com dois exemplares do livro de modo a evidenciar a capa

Apresentar experiências inspiradoras que permitam novas possibilidades para a prática e formação docente: esse é o objetivo do livro Como eu me torno (tornei) professor(a)? Experiências do Pibid Ufes - edição 2022-2024, que reúne as vivências dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade no período de novembro de 2022 a abril de 2024 e está disponível gratuitamente para download.

Com 246 páginas e 11 capítulos, o livro foi escrito coletivamente por estudantes de licenciatura que participaram dos subprojetos e núcleos do Pibid nos campi da Ufes de Goiabeiras, São Mateus e Alegre. Também contribuíram professores da educação básica que atuaram como orientadores dos estudantes, e professores da Ufes responsáveis pela coordenação acadêmica dos subprojetos. Cada capítulo conta com até seis autores, totalizando 30 participantes.

Caminhos para a educação

A professora do Departamento de Química e Física Maria Aparecida de Carvalho foi coordenadora institucional do Pibid/Ufes de 2022 a 2024 e responsável por organizar o livro. Segundo ela, a obra ilumina novos caminhos para a educação pública ao refletir sobre a prática da docência e metodologias pedagógicas inovadoras, a integração entre universidade-escola, interdisciplinaridade, inclusão educacional, entre outros temas. “Ao compartilhar experiências a partir do Pibid, tanto a educação básica quanto o ensino superior ganham ao fomentar a formação inicial e continuada”, destacou.

O livro também aborda discussões que aproximam o ensino da matemática com a produção do café e a região do Caparaó, no sul do Estado, e reflexões sobre temáticas ambientais e o ensino da Biologia. Para a organizadora do livro, a esperança é que a obra tenha um impacto positivo e transformador na vida dos leitores. 

“Espero que este livro possa levar outras pessoas a ‘esperançar’, de acordo com Paulo Freire, educação de qualidade, e evidenciar a importância da implementação e ampliação do Pibid a partir da aprovação do projeto de lei nº 3970/2021”, conclui a professora, referindo-se à proposta que objetiva a conversão do Pibid em política de Estado.

Categorias relacionadas