Começou a contagem regressiva. Faltam 15 dias para o início da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no campus de Goiabeiras, entre os dias 19 a 21 de fevereiro. Com o tema Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável, o evento reunirá pesquisadores, professores e o público em geral para debater sobre a crise climática e a preservação dos oceanos. Além de fomentar discussões científicas, a Ufes abrirá suas portas para a comunidade, proporcionando uma experiência única de aproximação entre sociedade e produção científica.
As pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente no site oficial do evento (https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto/). Os inscritos que se credenciarem até o dia 19 de fevereiro receberão crachá, certificado de participação e, para os dois mil primeiros, um material exclusivo do evento.
A programação contará com conferências, mesas-redondas e exposições interativas. A abertura do evento prestará uma homenagem ao físico Ennio Candotti, ex-presidente da SBPC e ex-professor da Ufes, falecido em dezembro de 2023. Durante o evento, será lançado um livro em sua homenagem, destacando sua trajetória e contribuições para a ciência brasileira. Na sequência, o pesquisador Paulo Artaxo, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), professor titular da USP e vice-presidente da SBPC, ministrará uma conferência sobre os impactos da crise climática global.
Atividades educativas
Destaques da programação incluem debates sobre adaptação climática no Espírito Santo, poluição atmosférica e saúde pública, inteligência artificial e sustentabilidade, além do impacto do desastre do Rio Doce. O evento também promoverá atividades educativas, como oficinas do programa SBPC vai à Escola e mostras científicas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Com atrações para todas as idades, o evento oferecerá exposições interativas como Primatas da Mata Atlântica, do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), além de apresentações do Museu de Ciências da Vida, que demonstrará técnicas inovadoras de preservação de espécimes biológicos.
A Reunião Regional marca o retorno da SBPC ao Espírito Santo após 30 anos, fortalecendo o diálogo com a comunidade científica local. O evento também se conecta à Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), reforçando a necessidade de ações frente às mudanças climáticas.
Para conferir a programação completa e garantir sua inscrição, acesse o site oficial do evento: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto.