Em solenidade de abertura do ano legislativo, presidente da Ales afirma que presença da Ufes “demonstra respeito por esta instituição”

04/02/2025 - 19:49  •  Atualizado 04/02/2025 20:24
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da mesa com a presença de autoridades na sessão solene. No púlpito, o governador discursa

O reitor Eustáquio de Castro participou na tarde desta terça-feira, 4, da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2025 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A sessão foi presidida pelo deputado Marcelo Santos e contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande; do vice-governador, Ricardo Ferraço; do presidente do Tribunal de Justiça (TJES), Samuel Meira Brasil Jr; do procurador-geral de Justiça do Ministério Público estadual (MPES), Francisco Berdeal; e do presidente do Tribunal de Contas (TCES), Domingos Taufner; entre outras autoridades, políticos, representantes do setor produtivo e da sociedade civil.

Ao iniciar a solenidade, Santos exaltou a aproximação entre as diversas instituições da sociedade capixaba e a harmonia entre os Poderes no Espírito Santo, e mencionou a capacidade de dialogar como um sinônimo de maturidade política. Ao se dirigir ao reitor, o presidente da Ales afirmou que “sua presença demonstra que a academia tem um respeito por esta instituição, por este Poder Legislativo”.

Para o reitor, a aproximação entre as duas instituições fortalece não só a Universidade, mas principalmente as instituições e o próprio estado: “Estamos nos conectando não só com a Assembleia, mas com a bancada estadual, com o governo do Estado, com a bancada federal e com outras entidades públicas federais. O caminho é esse, o caminho da parceria”.

Eustáquio de Castro afirmou ainda que a interlocução com outras instituições fortalece a Universidade. “A parceria fortalece a própria instituição, para que atenda aos princípios que são a razão da existência da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão, garantindo a permanência dos estudantes”.

Imagem
O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos

Protagonismo

Em seu discurso, o deputado Marcelo Santo destacou os avanços da Assembleia Legislativa, o que a fez recuperar seu protagonismo no cenário estadual e nacional. Ele citou que a Casa se tornou a primeira do Brasil com processos 100% digitais e a primeira signatária dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unida (ONU), além de ser considerada a Assembleia Legislativa mais transparente do país, recebendo o Selo Diamante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). 

“Nosso maior orgulho é o resgate do protagonismo legislativo. Não somos maiores nem melhores do que ninguém. Somos parte do sucesso do nosso querido Espírito Santo. Somos um Poder constituído, com seu protagonismo e sabendo da importância do seu exercício pleno para fazer que esse estado siga crescendo e se desenvolvendo”, afirmou.

O governador Renato Casagrande lembrou do momento de instabilidade nacional e internacional vividos no momento e destacou que, diante disso, a presença de representantes de várias instituições e de muitas lideranças do Estado na sessão solene “é uma vacina contra a instabilidade”. 

“A governança do ente Espírito Santo é uma governança compartilhada, que envolve todos os poderes que têm autonomia administrativa e financeira, que têm responsabilidade com a condução da máquina pública, da receita”, disse.

Casagrande destacou ainda que isso traz segurança para o Estado: “aquilo que a gente tem previsto para investir esse ano de 2025, nós já temos em caixa. Essa é uma segurança que a gente pode dar à população capixaba”.

O governador concluiu dizendo que “um governo como este que estamos fazendo tem que ter muitas mãos colaborando e ajudando para podermos continuar sendo uma referência na prestação de políticas públicas. Nós, aqui no Espírito Santo, estamos num processo de amadurecimento institucional que garante que, se continuamos neste caminho, esse estado não ficará atrás de nenhum outro estado. É para isso que estamos trabalhando”.  

Fotos: Thereza Marinho

Categorias relacionadas