![Salão do restaurante de Alegre com os climatizadores instalados](/system/files/2025-02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-14.19.32.jpeg)
O Restaurante Universitário (RU) do campus de Alegre recebeu um sistema de climatização que começou a funcionar nesta segunda-feira, 3. O projeto visa proporcionar mais conforto térmico aos estudantes, servidores e demais usuários, garantindo um ambiente mais agradável para a comunidade acadêmica.
A instalação do sistema foi uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR), da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes/Ufes), e atende a uma reivindicação antiga da comunidade universitária de Alegre. No verão, a cidade figura entre as mais quentes do Brasil, tornando essa melhoria ainda mais necessária para o bem-estar dos usuários do RU, que fornece cerca de 1.600 refeições ao dia.
O projeto conta com uma central operada por controle remoto e utiliza tecnologia e componentes 100% nacionais. O sistema é equipado com um sensor de nível para a bomba de água e um reservatório fechado, garantindo maior eficiência e segurança operacional.
Segundo o diretor da DGR, Iury Pessoa, a solução adotada apresenta diversas vantagens, como baixo consumo de energia, fácil e rápida instalação, baixo nível de ruído e custo de manutenção reduzido. Além disso, traz benefícios para o ambiente, como a redução da temperatura, o aumento da umidade relativa do ar, a oxigenação e hidratação do ambiente, a eliminação de gases e odores e a precipitação de poeira em suspensão.
“A demanda foi acolhida pelo reitor Eustáquio de Castro em 2024, durante uma reunião com as diretorias do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS). O projeto foi garantido com recursos do orçamento de 2024 e todo o processo, desde o desenvolvimento do projeto até a emissão da ordem de serviço e fiscalização, está sendo acompanhado pela Diretoria de Infraestrutura - Setorial Sul”, disse Pessoa.
Ele afirmou ainda que o RU localizado na unidade de Jerônimo Monteiro será o próximo a receber os climatizadores, ainda este mês. Em paralelo, estão sendo realizados estudos de viabilidade para climatizar os restaurantes dos demais campi.