A pessoa negra e a gestão pública: conhecer, organizar e avançar! é o tema central do 1º Encontro Estadual de Gestores, Técnicos e Coordenadores Negros do Espírito Santo, evento que pela primeira vez reunirá profissionais negros que atuam nas esferas federal, estadual e municipal de várias cidades do estado. O encontro acontecerá no dia 6 de dezembro, no campus de Goiabeiras, tendo entre seus principais objetivos o mapeamento dos profissionais que atuam em áreas estratégicas do setor público, o estreitamento dos laços de cooperação e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas na gestão pública.
O encontro acontecerá na sequência das celebrações em torno do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra (20 de novembro). Coordenado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad/Ufes), o evento conta com a organização de profissionais negros que atuam em diversas instituições públicas do estado, como Secretaria de Comunicação (Secom/Ufes), Secretaria de Educação do Governo do Estado do Espírito Santo (Sedu/ES), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Nova Venécia, Associação de Diretores e Ex-Diretores de Escolas Públicas do Espírito Santo (Adires) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ufes).
Reflexão
O encontro tem sido pensado desde o segundo semestre de 2023, quando um grupo de gestores e ex-gestores negros passou a se reunir para refletir sobre a trajetória de pessoas negras com atuação no movimento negro e nos espaços de gestão pública nos 78 municípios do Espírito Santo. Segundo o secretário de Ações Afirmativas e Diversidade da Ufes, Gustavo Forde, as reflexões apontaram para o fato de que, desde os anos 1990, há mais de dez instâncias governamentais da Região Metropolitana de Vitória ocupadas por pessoas negras comprometidas com o combate ao racismo em espaços governamentais.
De acordo com Forde, o poder público no estado dispõe de um número razoável de pessoas negras ocupando cargos e funções estratégicas, o que favorece o compartilhamento de experiências profissionais e o estreitamento e o fortalecimento de diálogos entre os gestores negros mais antigos e os que ingressaram mais recentemente. “Identificamos a necessidade de gestores, coordenadores e técnicos negros com atuação nos diversos municípios e nas várias áreas da gestão pública do estado se encontrarem para nos conhecermos e nos organizarmos com o objetivo de avançarmos mais e melhor, visando à implantação e implementação de políticas públicas de interesse da população negra urbana e rural do estado”, conclui.
Mais informações sobre o 1º Encontro Estadual de Gestores, Técnicos e Coordenadores Negros do Espírito Santo podem ser obtidas por este e-mail e no site do evento.