Solenidade no campus de São Mateus celebra 70 anos da Ufes e 18 anos de existência do Ceunes

22/11/2024 - 15:35  •  Atualizado 22/11/2024 17:02
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto dos diretores do Ceunes, do reitor e da vice-reitora da Ufes no palco do Auditório Central, com representantes da Lira Mateense.

O reitor Eustaquio de Castro e a vice-reitora Sonia Lopes participaram nesta quinta-feira, 21, da solenidade de comemoração dos 18 anos de criação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus. A celebração, que contou com a participação do diretor do Centro, Luiz Antonio Fávero Filho, e da vice-diretora Vivian Cornélio, integrou a programação em homenagem aos 70 anos da Ufes.

A solenidade foi realizada no Auditório Central, com a presença de autoridades municipais, representantes de instituições de ensino superior da região, empresários, gestores acadêmicos e administrativos a Ufes, servidores docentes e técnico-administrativos em Educação, pesquisadores, estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação, e colaboradores de empresas terceirizadas.

As comemorações incluíram uma mensagem em vídeo enviada pelo bispo-emérito da diocese de São Mateus, Dom Aldo Gerna, que ministrou a aula inaugural do Ceunes, para os primeiros 159 universitários, quando este ainda recebia o nome de Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo e funcionava no Prédio Sagrada Família. Pessoas que contribuíram para a consolidação do Centro também foram homenageadas, como Antonio Carlos Sossai, Ericsson Peçanha, Pedro do Santos Alves e Renato Pirola.

A solenidade contou ainda com uma apresentação da Lira Mateense, sociedade musical criada em 1909 por trabalhadores do Porto de São Mateus (atual sítio histórico de São Mateus), que se reuniam para tocar seus instrumentos ao final do dia de trabalho. Ao longo de sua história, a Lira participou de festivais de bandas, encontros e campeonatos, e atualmente é uma escola de música que representa o norte do Espírito Santo.

Expansão e interiorização

Imagem
Luiz Fávero Filho, Sonia Lopes, Vivian Cornélio, Eustaquio de Castro e Ericson Pessanha, um dos homenageados, cortam o bolo comemorativo O diretor do Ceunes, a vice-reitora da Ufes, a vice-diretora do Centro,

O Ceunes foi criado por meio da Resolução nº 001 de 17 de novembro de 2005 no contexto do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização da Ufes. Na época, o Centro ofertava nove cursos de graduação: Agronomia, Ciências Biológicas (bacharelado), Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia e Matemática.

Inicialmente as atividades acadêmicas eram desenvolvidas no Prédio Sagrada Família e numa sede provisória em São Mateus, que dispunha de salas de aula, salas de professores, setores administrativos e laboratórios.

Por meio de uma parceria firmada entre a Ufes e a Prefeitura Municipal de São Mateus, foi doada uma área de 532 mil metros quadrados, na qual o campus de São Mateus foi instalado e gradativamente se consolidou.

Atualmente o Ceunes possui 16 cursos de graduação: Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Educação do Campo (licenciatura), Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Física (licenciatura), Matemática (licenciatura), Matemática Industrial, Pedagogia e Química (licenciatura). Além disso, possui quatro programas de pós-graduação: Agricultura Tropical, Biodiversidade Tropical, Energia e Ensino na Educação Básica, e uma especialização em Ensino na Educação Básica.

Entre alunos de graduação e pós-graduação, o Centro possui mais de 3.500 alunos e um quadro de 201 professores efetivos e 115 servidores técnico-administrativos em Educação.

Fotos: Ana Beatriz Fonseca

Categorias relacionadas