Reitor da Ufes recebe Medalha Professor Paulo Freire em homenagem na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

31/10/2024 - 19:23  •  Atualizado 01/11/2024 10:24
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do reitor no púlpito da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Ao fundo, a mesa principal com autoridades e, ao fundo, um telão no qual está projetada a figura de Paulo Freire.

O reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, recebeu a Medalha Professor Paulo Freire nesta quinta-feira, 31, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) em homenagem aos educadores de escolas públicas capixabas. Proposta pelo deputado estadual Dary Pagung, presidente da Comissão de Educação da Ales, a sessão celebrou o Dia dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro.

Além do reitor, outras 28 professoras e professores do Estado foram agraciados com a honraria, incluindo o professor Getúlio Vargas Loureiro, membro do corpo docente do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Ufes.

“Receber a Medalha Paulo Freire é, sem dúvida, um reconhecimento não apenas de nossa trajetória, mas também da responsabilidade que carregamos como educadores”, disse o reitor, que discursou no púlpito da Ales em nome de todos os homenageados.

Durante sua fala, ele citou Carta aos professores, texto de Paulo Freire a respeito da profissão de educador, e destacou a importância de “aprender com os estudantes”, considerando o repertório e os interesses de cada aluno. “É assim que construímos um espaço de aprendizado que ultrapassa as paredes da sala de aula e se entrelaça com a vida”, disse.

O reitor lembrou do reencontro que teve com sua primeira professora, Dona Nely, no início deste ano, figura que representa, segundo ele, “os fundamentos da ética, da humildade, da resiliência e da força”, virtudes compartilhadas com todos os estudantes que ela formou. “Não posso deixar de sentir um profundo reconhecimento por todos os educadores que cruzaram meu caminho”, disse.

Além de celebrar a profissão, a solenidade, destacou o reitor, reafirma um compromisso: “O de olhar para aqueles que nos ajudaram a mergulhar no melhor da vida: o conhecimento. Cada um de nós aqui presente sabe o quanto um educador pode impactar uma vida, e quantas portas o saber pode abrir. Em tempos difíceis como os que vivemos, lembrar dessa missão é um ato de coragem e resistência”, afirmou.

Entre as autoridades presentes na homenagem estavam o assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Educação, Gean Jaccoud Faria, e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Vilmar Lugão de Brito.

Foto: Leandro Reis

Categorias relacionadas