Concerto gratuito revive clássicos do Clube da Esquina no Teatro Universitário nesta quinta-feira, 10

09/10/2024 - 12:11  •  Atualizado 09/10/2024 15:02
Texto: Com informações da assessoria do evento     Edição: Thereza Marinho
Foto do Coral Jovem Vale Música em uma apresentação, com os integrantes usando  roupas coloridas.

Clássicos de Milton Nascimento, Lô Borges e outros nomes consagrados da música brasileira ganham o palco do Teatro Universitário nesta quinta-feira, 10, em um concerto gratuito do Coral Jovem Vale Música, a partir das 20 horas. Com regência do maestro Max Michel Alves, Homenagem ao Clube da Esquina revive canções do célebre movimento musical surgido em Minas Gerais nos anos 1960. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.

A seleção de repertório contempla canções que marcaram gerações, a exemplo de Paisagem na janelaUm girassol da cor do seu cabeloTrem azulNada será como antes. O regente optou por escolher músicas dos álbuns Clube da Esquina (1972) e Clube da Esquina II (1978), que são mais conhecidas pelo público. “Queremos dividir essa experiência com as pessoas e evidenciar aos novos ouvintes a razão de tanta admiração”, comenta Alves.

O concerto conta com as participações especiais da cantora Hellem Pimentel e das alunas solistas Fernanda Soares, Laura Porto, Aria Bispo e Isabela Natali. Fundadora do Coral Jovem Vale Música, Hellem Pimentel colaborou diretamente para a evolução dos membros do grupo. “Além disso, é uma cantora com vasta experiência em música popular brasileira e agrega valor ao concerto”, acrescenta o regente.

Divisor de águas

Segundo Alves, o Clube da Esquina tem várias características que o colocam como um divisor de águas na música popular brasileira, como as misturas entre música folclórica africana, mineira e hispânica, além de elementos da bossa nova, do rock e da música erudita.

“A aproximação entre poesia e música e a opção por diferentes caminhos estruturais, musicalmente falando, estão entre as características que justificam a escolha desse trabalho. Milton Nascimento, os irmãos Borges e os outros artistas envolvidos estavam experimentando e criando novos timbres e sonoridades, e tudo se transforma num grande quadro sonoro que até hoje agrada aos ouvintes mais exigentes”, descreve o maestro.

Ciclo pedagógico

Formado por 20 cantores de 16 a 25 anos de idade, o Coral Jovem Vale Música já realizou apresentações em homenagem à Tropicália, a Rita Lee e a Raul Seixas, entre outros ícones da MPB. Homenagem ao Clube da Esquina, explica o regente, integra o ciclo pedagógico do grupo.

“Um dos meus objetivos enquanto regente-educador dos coros do Vale Música é facilitar o acesso dos educandos a uma ampla formação musical. No ano passado, realizamos o concerto Tropicália, e os cantores do coro saíram desse processo conhecendo os tropicalistas mais de perto. Com o Clube da Esquina não será diferente”, afirma.

Também nesta quinta-feira, às 15h30, o Coral Jovem Vale Música fará um concerto didático exclusivo para estudantes da rede pública de ensino.

Homenagem ao Clube da Esquina tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.