
Explorar o trabalho em equipe sob pressão e estimular a criatividade: esses são alguns dos objetivos do Torneio de Programação de Computadores (Topcom), principal evento de programação competitiva do Espírito Santo, que proporciona a estudantes de computação da Ufes e de outras instituições de ensino a oportunidade de demonstrar, compartilhar e aprimorar suas habilidades em solucionar problemas usando programação e criatividade. A 22ª edição do Topcom acontecerá neste sábado, dia 28, das 9 às 19 horas, com abertura no auditório do Centro Tecnológico (CT, campus de Goiabeiras). A competição será realizada no prédio do CT-9 e todas as pessoas interessadas podem acompanhar o torneio de forma gratuita.
O Topcom contará com a participação de 43 equipes, totalizando 128 estudantes. Embora a maioria dos competidores seja vinculada ao campus de Goiabeiras, estudantes dos campi de São Mateus e Alegre também marcarão presença no evento, que conta ainda com alunos de outras instituições de ensino superior, médio ou técnico. “O Topcom tem também o objetivo de motivar a participação de estudantes capixabas em competições nacionais, como a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)”, lembra o tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Computação, Rodrigo Laiola, organizador do torneio.
As equipes terão cinco horas para resolver uma prova com cerca de dez questões, cada uma propondo um problema relacionado a conceitos como algoritmos, estrutura de dados ou otimização a ser solucionado por meio de um programa computacional. A elaboração e a correção dos problemas são de responsabilidade de professores do Departamento de Informática e de outras instituições locais, e o número de programas-respostas corretos em menos tempo determina as equipes vencedoras, que ganharão inscrições para a fase regional da maratona da SBC e troféus.
De acordo com Laiola, o Topcom pretende fomentar o interesse dos estudantes pelas disciplinas de programação e pela programação competitiva. “Como consequência, o torneio contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para um profissional da área, como criatividade, dinamismo, trabalho em equipe, trabalho sob pressão, raciocínio lógico e uma visão ampla sobre problemas computacionais”, avalia.
O Topcom é promovido pelo PET Engenharia de Computação, em parceria com o Laboratório de Administração de Redes (LAR/Ufes), vinculado ao Departamento de Informática. Mais informações sobre o torneio podem ser obtidas pelo e-mail topcomufes@gmail.com ou no perfil do PET Engenharia de Computação no Instagram.