Ufes firma parcerias com universidades mexicanas em Encontro Universitário México‑Brasil promovido pela Andifes

11/09/2025 - 16:22  •  Atualizado 12/09/2025 18:12
Texto: Thereza Marinho, com informações da Andifes
Compartilhe
Foto dos gestores em frente a uma universidade mexicana

Fortalecer a cooperação acadêmica e científica entre universidades brasileiras e mexicanas, contemplando as áreas de pesquisa, inovação e mobilidade estudantil. Esse foi o objetivo central do Encontro Universitário México‑Brasil, realizado entre os dias 4 e 5 de setembro na Ciudad de México, sob a coordenação da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior do México (Anuies).

A Ufes participou do encontro representada pela vice-reitora Sonia Lopes. “Assinamos uma carta de intenção com a Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo e estabelecemos contatos com a Universidad Pedagógica Nacional, a Universidad Autónoma de Puebla, e a Universidad de Xalapa, entre outras instituições mexicanas. Para a Ufes, essa participação reafirma nosso compromisso com a cooperação internacional, com a produção de conhecimento como bem público e com a construção de uma educação superior voltada para a integração da América Latina e do Caribe”, afirma.

Um dos pontos altos do encontro foi a assinatura de um convênio para a criação da Cátedra Brasil-México, voltada à articulação de ações em áreas estratégicas como saúde pública, bioeconomia, educação inclusiva, justiça social, diversidade cultural e ciência aberta. "A iniciativa busca consolidar a internacionalização solidária e o compromisso social das universidades públicas", destaca Sonia Lopes.

Veja abaixo o relatório final do Encontro, com destaque para os principais pontos tratados.

Imagem
Foto da vice-reitora entregando um livro sobre a Ufes para um líder de universidade mexicana
A vice-reitora Sonia Lopes com o reitor da Universidade de Hidalgo, Octavio Acosta

Desafios comuns

O evento promoveu também uma roda de debates sobre o papel da integração latino‑americana e caribenha, além de mesas de trabalho que aprofundaram a estruturação da Cátedra Brasil-México, permitindo discutir de que forma o projeto poderá beneficiar comunidades acadêmicas e a sociedade em geral em diferentes contextos.

Ao longo do encontro, líderes universitários debateram desafios comuns das universidades federais do México e do Brasil, como financiamento e fortalecimento da autonomia universitária.

“Foi muito importante a Ufes estar presente nessa importante iniciativa e uma ótima oportunidade para fortalecermos a cooperação acadêmica e científica com universidades mexicanas. Além das cartas de intenção firmadas, participamos de visitas e encontros na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), no Instituto Politécnico Nacional (IPN), na Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (UAEH), de mesas de trabalho e painéis no Centro de Innovación y Desarrollo da ANUIES e de reunião com a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (ADUALC)”, citou a vice-reitora. 

Os participantes também elaboraram um documento que reúne intenções, metas e estratégias para os próximos dois anos, funcionando como um mapa de ação resultante de reflexões conjuntas e do esforço coletivo para transformar ideias em realidade.

Fotos: Organização do encontro.

Categorias relacionadas