Pesquisas realizadas na Ufes na área de Engenharia Química foram apresentadas durante a 25ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Cobeq) e o 20º Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química (Enbeq). Os eventos, que são os mais relevantes da área no Brasil, foram realizados entre os dias 6 e 10 de outubro, em Belo Horizonte, e tiveram como tema central A importância da engenharia química para o desenvolvimento sustentável: economia circular, mineração urbana e segurança de processos.
Professores dos campi de Alegre e de São Mateus apresentaram pesquisas sobre pré-tratamento na extração de bio-óleo de microalgas, tratamento de emulsões oleosas sintéticas e caracterização e pirólise (decomposição química de materiais orgânicos pelo calor) de biomassas de origem vegetal e microplásticos, entre outras.
“A Engenharia Química da Ufes vem marcando presença nos principais congressos da área. Alguns dos trabalhos apresentados foram publicados em revistas de alto impacto para a Engenharia. Participar desse congresso nos trouxe a possibilidade de firmar parcerias com laboratórios de fora do Brasil que se interessaram pela qualidade do nosso biochar [biocarvão] e do bio-óleo. A nossa meta para o próximo ano será a internacionalização”, afirmou o professor Robson Costa, que participou do evento.
O biochar é um material rico em carbono, semelhante ao carvão, produzido pelo aquecimento de biomassa (como resíduos agrícolas, madeira e esterco).
Pesquisa e inovação
O Cobeq reúne profissionais da academia e da área empresarial para apresentarem e discutirem temáticas relevantes e atuais sobre pesquisa, inovação e aplicação da engenharia química no Brasil e no mundo.
Integrado ao Congresso, o Enbeq aborda o ensino de Engenharia Química no Brasil, discutindo e divulgando desenvolvimentos científicos e tecnológicos contextualizados nos ambientes acadêmico e industrial.
Fotos: organização do evento
Universidade Federal do Espírito Santo