Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira apresenta concerto em homenagem a Tim Maia

28/07/2025 - 11:18  •  Atualizado 28/07/2025 12:13
Texto: Com informações da assessoria do evento     Edição: Leandro Reis
Compartilhe
Foto de espetáculo da orquestra

A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira vai iniciar, no Teatro Universitário, uma turnê nacional em homenagem ao cantor e compositor Tim Maia, considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira em todos os tempos. A iniciativa integra o Projeto Ídolos Orquestrados e inclui apresentações no dia 8 de agosto, às 20 horas, e 9 de agosto, em duas sessões, às 16 horas e 19 horas.

Os ingressos devem ser retirados gratuitamente, a partir desta terça-feira, 29, por meio de um link que será disponibilizado no Instagram da Orquestra.

Com regência do maestro Tiago Padim, o espetáculo vai reunir orquestra, vozes, balé e teatro, com mais de 40 artistas no palco interpretando sucessos como Sossego, Azul da cor do mar, Gostava tanto de você, entre outras canções de Tim Maia que fizeram a trilha sonora de diferentes gerações. No espetáculo, o maestro contará com um corpo técnico que inclui artistas como Liege Milhioli (direção vocal), Malu Braga e Alana Felix (coreografia), Gabriel Oliveira (orquestração) e Anderson Rosa (texto e direção).

Formada por 45 integrantes de 20 a 40 anos de idade, a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo. Seu conceito consiste em unir a sofisticação de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock.

Projeção nacional

A expectativa do maestro Tiago Padim é consolidar o Projeto Ídolos Orquestrados em todo o país. Na primeira edição do projeto, realizada em 2024, a Orquestra encantou o público do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte com versões orquestradas de clássicos dos Beatles.

Agora, o grupo leva ao palco o repertório do mestre Tim Maia, que ficou conhecido como o “síndico da MPB”, apelido dado a ele por Jorge Ben Jor. “Tim Maia construiu uma obra incrível que atravessa gerações. Gravou canções românticas e dançantes, com muito suingue, negritude e melodias marcantes, daquelas que todo mundo ama cantar junto. Sua voz e presença eram incomparáveis”, afirma o maestro Tiago Padim.

Repertório

A montagem do repertório, segundo o regente, foi um dos desafios para a concepção do espetáculo. “Selecionamos 21 músicas consagradas do cantor que tocam fundo no coração das pessoas e que também nos emocionam como músicos”, comenta. “Neste concerto, iremos mostrá-las em formato sinfônico, com instrumentos de banda junto a violinos, viola, violoncelos, flauta, fagote, oboé, trompete, entre outros. Trazer a obra de Tim Maia para o ambiente sinfônico é um desafio prazeroso e que vai exigir total dedicação por parte da Orquestra”, explica o regente.

A exemplo dos espetáculos anteriores da Orquestra, a homenagem a Tim Maia também irá contar com performance teatral. Atrizes e atores vão se apresentar juntamente com o balé a partir de um roteiro preparado especialmente para o concerto. “Será uma história de amor contada ao som de Tim Maia a partir do encontro de um casal que se conhece e se envolve na década de 1990”, adianta o maestro.

Após a estreia na capital capixaba, o espetáculo seguirá temporada no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP), Campinas (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).

O evento tem patrocínio da Med Senior, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura.

Foto: Edu Hargreaves

Categorias relacionadas