
Filme nacional dos mais comentados das últimas semanas, Homem com H chega ao Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 22, trazendo um olhar único para a vida e a carreira do cantor Ney Matogrosso. A programação tem ainda duas novidades do cinema documental brasileiro: O Bem Virá, de Uilma Queiroz, e Game Girls, de Saskia Sá, que refletem, cada uma à sua maneira, sobre a condição da mulher na sociedade.
Dirigido por Esmir Filho e protagonizado por Jesuíta Barbosa, Homem com H acompanha a trajetória de Ney Matogrosso desde a infância até o sucesso do cantor, que, ao longo dos anos, se transformou em um dos intérpretes mais importantes da música brasileira. Passando por cada fase de sua carreira, incluindo o início em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, quando Ney tinha frequentes embates com o pai conservador, Homem com H retrata sua identidade revolucionária, seu ímpeto libertário e sua presença de palco.
Sucesso em festivais nacionais e internacionais, o documentário O Bem Virá resgata a história de treze mulheres grávidas fotografadas em 1983, durante uma frente de emergência em uma seca no sertão do Pajeú, em Pernambuco. Com uma abordagem poética, o longa reflete sobre a condição da mulher diante de um contexto de extrema adversidade.
Outro documentário que estreia no Metrópolis, Game Girls mergulha no universo da cultura gamer, dando voz às mulheres que atuam em diversas funções, como jogadoras profissionais, desenvolvedoras e streamers. A narrativa do filme é conduzida por uma personagem virtual – Mega – que vive no metaverso, misturando elementos de animação 3D e do ambiente dos videogames.
Seguem em cartaz os filmes Em Rumo a uma Terra Desconhecida, de Mahdi Fleifel, e Caiam as Rosas Brancas, de Albertina Carri.
Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 22 a 28 de maio:
Homem com H, de Esmir Filho (Brasil, 2025)
Dono de uma voz inconfundível e de performances memoráveis, Ney Matogrosso morava com os pais e irmãos na pequena cidade de Bela Vista (MS). Os embates com o pai, que insistia que o menino “virasse homem”, levaram Ney a se afastar da família, antes de enveredar pela vida artística. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances históricas que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.
O Bem Virá, de Uilma Queiroz (Brasil, 2025)
13 mulheres, 13 ventres, 13 esperanças, uma foto. E uma busca pelas mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú pernambucano, lutaram pelo direito à sobrevivência, num contexto em que ser mulher era se limitar à função de administrar a miséria.
Game Girls, de Saskia Sá (Brasil, 2025)
Mega, uma transumana que vive no metaverso, fica intrigada e inspirada ao ouvir a trajetória das depoentes relatando a real experiência de ser mulher e fazer parte do universo gamer, reiniciando os conceitos e compartilhando XP.
Caiam as Rosas Brancas, de Albertina Carri (Brasil/Argentina/Espanha, 2025)
Violeta é uma jovem diretora de cinema que, tempos atrás, realizou um filme amador erótico. Graças ao sucesso inesperado daquela obra, ela é convidada a fazer uma versão para o grande público. Mas suas ideias sobre os sistemas de gênero a impedem de seguir com a filmagem, e ela decide fugir. Sua jornada a leva a uma ilha misteriosa onde o cinema se dissolve e a vida se torna a única história possível.
Em Rumo a Uma Terra Desconhecida, de Mahdi Fleifel (Palestina, 2025)
Chatila e Reda, dois primos palestinos refugiados em Atenas, sonham com uma vida melhor. Determinados a reunir dinheiro suficiente para adquirir passaportes falsos e se mudarem para a Alemanha, eles recorrem a todos os meios possíveis. Contudo, essa busca os força a ultrapassar seus próprios limites, deixando para trás uma parte de si mesmos.
Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.