Trabalhadores dos Restaurantes Universitários recebem formação sobre acessibilidade e inclusão

15/04/2025 - 11:11  •  Atualizado 15/04/2025 15:22
Texto: Com informações da Diretoria de Gestão dos Restaurantes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da vice-reitora falando aos trabalhadores no auditório

Cerca de 70 trabalhadores que atuam nos Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras e Maruípe participaram na tarde desta segunda-feira, 14, de uma formação sobre acessibilidade promovida pela Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) e realizada pela Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), com a participação da vice-reitora, Sonia Lopes (foto principal). A formação teve como tema Educação anticapacitista com foco no atendimento do RU e aconteceu no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras.

A atividade integrou uma programação de treinamentos voltados aos colaboradores dos RUs, que teve início no dia 2 de abril e segue até a próxima quinta-feira, 17, com encontros diários no período da tarde. O objetivo é promover a capacitação técnica e humana dos trabalhadores, alinhando as práticas do dia a dia à filosofia institucional de inclusão, segurança e acolhimento.

Durante o treinamento já foram abordados temas como segurança no trabalho e prevenção de acidentes; segurança na cozinha industrial; alimentação saudável; alimentação e saúde; trabalho em equipe; e comunicação eficaz. Nesta semana, além da formação sobre acessibilidade, os trabalhadores também serão orientados sobre assistência estudantil e prevenção ao assédio. 

"A ideia é transmitir aos trabalhadores os valores que prezamos enquanto instituição, fortalecendo uma cultura de inclusão, respeito e acolhimento no ambiente universitário", afirma o diretor de Gestão de Restaurantes da Ufes, Iury Pessoa.

Além de palestras, o treinamento incluiu oficinas, debates e momentos voltados à prática, como a organização dos espaços e dinâmicas para fortalecimento do trabalho coletivo. Os encontros aconteceram majoritariamente no salão menor do RU, com exceção das formações institucionais, que são realizadas no auditório do CEFD. 

Inclusão e diversidade

Foto do estudantes falando aos trabalhadores no auditório

Responsável pela palestra desta segunda-feira, a secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade, Cinthya Oliveira, explicou que esse ciclo de formação está conectado com a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. A atividade também contou com a participação da professora Fernanda Simões, da Secretaria de Estado da Educação, que abordou aspectos como capacitismo, inteligência emocional e altas habilidades. Além de professora de Língua Portuguesa, Fernanda Simões é referência em Altas Habilidades no Núcleo Estadual de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar (Neapie) da Superintendência Regional de Educação de Cariacica, psicanalista clínica, especialista em inteligência emocional e pesquisadora em capacitismo.

Um momento marcante da formação foi a participação do estudante de Serviço Social Bruno Martins (foto), que compartilhou suas vivências enquanto pessoa com deficiência, contribuindo para sensibilizar os participantes sobre a importância do respeito às diferenças e da construção de um ambiente mais acessível e acolhedor.

"Os treinamentos, além de fortalecerem as competências profissionais, contribuem para criar um ambiente laboral que valoriza a diversidade, promove o respeito mútuo e o bem-estar coletivo. Com esse processo de qualificação, espera-se que as equipes atuem de forma ainda mais eficiente e segura, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e harmonioso", destaca Pessoa.

Categorias relacionadas