O Programa Institucional de Internacionalização da Ufes (PrInt-Ufes) foi aprovado na avaliação intermediária da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para fins de renovação, visando à continuidade dos projetos desenvolvidos. O Comitê de Avaliação Intermediária da Capes é o responsável pela análise dos relatórios enviados pelas instituições de ensino superior vinculadas ao Capes-PrInt.
Na Ufes, as atividades do PrInt foram iniciadas em 2019. A partir do tema O ambiente urbano hoje e amanhã, oito programas de pós-graduação desenvolvem pesquisas em torno de três eixos: questões sociais, aspectos tecnológicos e saúde urbana. “A renovação dos projetos de internacionalização vinculados ao PrInt é um grande mérito das coordenações das pesquisas constituídas pelos PPGs envolvidos”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr.
Ele lembra que o trabalho nos anos de 2020 e 2021 foi impactado pela pandemia: “Os pesquisadores precisaram se reinventar; contudo, as missões in e out foram seriamente prejudicadas durante este período. Agora os PPGs envolvidos e a Ufes continuarão com as ações de internacionalização, fortalecendo os objetivos principais do PrInt-Ufes”.
Dentre os desafios, Lacerda Jr destaca o estabelecimento de uma rede de parcerias de universidades para desenvolvimento de atividades de pesquisa; dupla titulação e programas conjuntos; reconhecimento mútuo e validação de cursos; laboratórios conjuntos; projetos de pesquisa em colaboração; publicações conjuntas; incremento de disciplinas, seminários e workshops em inglês.
Oportunidades de melhorias
Segundo o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, o comitê da Capes apresentou várias sugestões para o PrInt-Ufes, como melhorias na divulgação e na integração entre os diversos temas e projetos que compõem o programa, com ações coordenadas e inseridas no contexto institucional da Universidade.
Ele também destacou o resultado positivo obtido nesta primeira etapa. “Tivemos uma avaliação positiva, com aprovação e renovação dos projetos. A SRI, juntamente com a PRPPG, continuará oferecendo todo apoio e direcionando esforços para o PrInt”, disse, lembrando que - diante dos cortes sofridos em 2021 no orçamento da Capes - foram aportados recursos próprios da Ufes para suprir parte da verba que seria destinada às pesquisas.