Orquestra Brasileira de Cantores Cegos apresenta novo repertório no Teatro Universitário em concerto gratuito

31/10/2025 - 16:03  •  Atualizado 31/10/2025 16:22
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Após duas apresentações com grande público no Teatro Universitário em junho deste ano, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos retorna ao palco com um novo espetáculo na próxima quarta-feira, 5. Em duas sessões, às 15 e às 20 horas, o grupo interpreta canções oriundas de diversas culturas populares brasileiras, como maracatu, catimbó e congo.

A entrada para os espetáculos é gratuita e os ingressos devem ser retirados por meio de um link que será disponibilizado no perfil da Orquestra no Instagram a partir deste sábado, dia 1º de novembro.

Formada por 16 cantores cegos, acompanhados por piano de cauda e percussão corporal, a Orquestra chega nesta temporada a um repertório de sessenta cantigas populares, representando tradições orais de norte a sul do Brasil. Nestas duas apresentações do grupo, o estado do Acre surge como destaque, emplacando quatro canções, desde cantos indígenas a melodias dos bailes dos seringueiros.

Selecionado pela musicista e pesquisadora Renata Mattar, o novo repertório ainda inclui cantigas tradicionais de Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Norte.

Dramaturgia

Segundo a diretora artística da Orquestra, Rejane Arruda, a dramaturgia do espetáculo se inspira na “tradição do teatro contemporâneo consolidada por encenadores como Antunes Filho, Pina Bausch e Bob Wilson”, investindo na “plasticidade visual através de plataformas aéreas, balanços, plantas, flores e terra”.

Foto dos membros da orquestra no palco, em uma apresentação onde cantam em pé

A temporada de espetáculos da Orquestra, neste ano, é promovida com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A realização é da Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil), em parceria com a Cia. Poéticas da Cena Contemporânea e o Espaço Contêiner.

Acessibilidade

Pessoas com deficiência podem reservar ingressos por meio de mensagem pelo número de WhatsApp (27) 9960-9818. A organização do evento também disponibiliza instrução e monitoria, que devem ser solicitadas por meio do aplicativo de mensagens. Um grupo de voluntários integra a equipe para a recepção de escolas, idosos e pessoas com deficiência, além do público geral.

Recursos de acessibilidade estarão disponíveis e incluem a audiodescrição para pessoas cegas, a presença de intérpretes para fazer a tradução simultânea em Libras, e espaço sensorial para pessoas do espectro autista.

Foto: Cia. Poéticas da Cena Contemporânea

Categorias relacionadas