O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) realiza na próxima segunda-feira, 28, o I Seminário de Tradução do Conhecimento na Saúde Materno Infantil. O evento terá início às 8 horas, no Auditório Rosa Maria Paranhos, no campus de Maruípe.
O mês de agosto é dedicado ao incentivo do aleitamento materno e o seminário se integra à campanha Agosto Dourado, de conscientização sobre a importância de doação do leite materno, reforçando os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê.
O leite materno é considerado o alimento padrão ouro para os bebês, porque contém tudo o que a criança precisa até os seis meses. Para o recém-nascido, ele oferece inúmeros benefícios fisiológicos, com adequadas quantidades de nutrientes e elementos imunogênicos que representam a primeira imunização passiva da criança.
Programação
O evento é aberto a estudantes e profissionais da saúde. Após o credenciamento, às 8 horas, uma mesa de abertura inicia o seminário com a participação de Carolina Ferrugini, médica obstetra e chefe da Unidade de Saúde da Mulher; Cândida Primo, professora do Departamento de Enfermagem; e Mônica Pontes, enfermeira do Banco de Leite Humano (BLH) do Hucam.
Na sequência, às 9h, tem início uma conferência sobre o tema Amamentação e nutrição materno infantil: evidências científicas, com a enfermeira e nutricionista Andreia Friques. Às 9h45, a médica pediatra e neonatologista Edna Vaccari apresenta a iniciativa Hospital Amigo da Criança e fala sobre a norma brasileira que regula a rotulagem de alimentos de produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade que podem interferir no aleitamento materno.
Às 10h, a enfermeira Mônica Pontes e a equipe do BLH do Hucam aborda a Atuação da equipe no manejo clínico da amamentação.
Após o intervalo para almoço, às 14h, a programação segue com a palestra Humanização do parto e hora dourada”, ministrada pelo médico obstetra Fernando Cunha. Já às 15h, a enfermeira obstetra do Hucam Wânia Trindade fala sobre Cuidado amigo da mulher.
O evento se encerra com a oficina Terapias integrativas na gravidez, trabalho de parto e parto, com a psicopedagoga Héryca Lisboa, a professora do Departamento de Enfermagem Priscilla Silva, e as enfermeiras obstetras do Hucam Carolina Campos, Lilia Laranja e Karine Pureza.
Texto: Duilo Victor - Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes
Foto: Fiocruz
Edição: Thereza Marinho