O Brasil é um dos países com as maiores taxas de diagnósticos de transtornos de ansiedade e depressão. Estes transtornos são os principais fatores de risco associados ao suicídio. Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, são aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Buscando criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) prepara duas ações relacionadas à campanha internacional Setembro Amarelo, movimento de prevenção ao suicídio.
A primeira, nesta quinta-feira, 21, às 18h30, será um encontro da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LepsiQ) e da Liga Acadêmica de Ginecologia da Ufes (Ligoes) com o tema Depressão Pós-Parto. A palestra será ministrada pela médica psiquiatra e chefe da Unidade de Especialidades Clínicas do hospital, Andressa Perobelli.
A segunda ação será um encontro para prevenção do suicídio hospitalar. O grupo de trabalho se reúne no dia 28 de setembro para discutir um protocolo de prevenção de suicídio durante a internação no Hucam e para o manejo das tentativas de suicídio entre pacientes internados.
Andressa Perobelli destaca que, segundo dados do Ministério da Saúde, a incidência de suicídios em hospitais é de 26%, sendo o segundo local com maior ocorrência de suicídio, superado apenas por suicídios no domicílio, cujo percentual é de 57,3%. “Por isso, ter protocolos de prevenção do suicídio hospitalar é tão importante. Os grupos de trabalho se reúnem periodicamente para elaborar o protocolo de prevenção do suicídio hospitalar, capacitar as equipes e monitorar os dados de suicídio dentre os pacientes internados”.
Melhoria da qualidade
Essa ação faz parte do Plano de Melhoria da Qualidade do Hucam, instrumento do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali), voltado à melhoria contínua dos serviços prestados pelos Hospitais Universitários Federais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) em todas as áreas: atendimento, assistência, ensino, extensão, pesquisa e inovação em saúde.
A Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho e a Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do Hucam-Ufes também estão trabalhando juntas para que o trabalho de escuta e acolhimento ao funcionário desenvolvido pelo psicólogo do trabalho seja mais amplamente divulgado.
Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes
Edição: Thereza Marinho