Nesta sexta-feira, 19, as crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto João XXIII, no bairro Consolação, poderão assistir a uma apresentação do Show de Química, projeto de extensão que tem o objetivo de divulgar a ciência, em especial a Química, por meio de atividades lúdicas e experimentos com efeitos visuais. A apresentação será realizada às 14 horas e terá uma hora de duração.
O coordenador do projeto e professor do Departamento de Química da Ufes, Honério Coutinho, disse que os coordenadores do instituto conheceram o projeto no estande da Ufes no evento ESX 2024 – Innovation Experience, quando o convidaram para apresentar o projeto na entidade. “Visitei o instituto e aceitamos o convite para contribuir com a formação dessa juventude. É um instituto que realiza um trabalho muito grande, que atende crianças em região de vulnerabilidade e faz um trabalho complementar ao das escolas”, afirmou.
O Instituto João XXIII atende a crianças e adolescentes, na faixa etária de 2 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino ou bolsistas da rede particular, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O público prioritário para o atendimento pelo instituto são crianças e adolescentes em situações de isolamento; trabalho infantil; vivência de violência ou negligência; que estejam fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos; em cumprimento de medida socioeducativa em regime semiaberto; em situação de rua; entre outros. Saiba mais no site do Instituto.
A coordenadora de Relações Institucionais do instituto, Mônica Boiteux, explicou que o show vai integrar a programação da colônia de férias promovida pela entidade. “Estamos muito felizes com a participação do Show de Química na colônia de férias das crianças e adolescentes do Instituto João XXIII, que está sendo realizada em conjunto com a Rede Socioassistencial do Território do Bem. Temos certeza que a apresentação irá encantá-los, fazendo-os querer ter mais conhecimento sobre Química”, ressaltou. Ela estima que cerca de 200 pessoas assistirão à apresentação, entre crianças e adolescentes do Instituto João XXIII, do Projeto Caminhando Juntos (Cajun), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão, além de moradores de comunidades do Território do Bem.
Show de Química
Com 30 anos de história, o Show de Química é um projeto itinerante, que já levou apresentações em auditórios, salas de aula, congressos, atividades universitárias e escolas por todo o Brasil, contando com a participação de estudantes de Química da Ufes e de professores colaboradores. O projeto também tem a proposta de incentivar o público para a construção criativa do saber, promover a importância das Ciências Básicas para o ensino (com destaque para a Química), e melhorar o desempenho de estudantes em programas de avaliação educacional.
A base de muitos dos experimentos apresentados no show estão explicadas no Almanaque Show de Química, cuja segunda edição foi lançada em maio deste ano.
O Show da Química recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes). Mais informações estão disponíveis neste site, no Instagram e no canal do YouTube do projeto.