Zenólia Figueiredo e Ivan Gomes assumem direção do CEFD: “Vamos trabalhar com diálogo, compromisso e pertencimento”

30/10/2024 - 19:24  •  Atualizado 31/10/2024 18:24
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do reitor Eustaquio de Castro, da diretora Zenólia Figueiredo e do vice-diretor Ivan Gomes. A diretora e o vice-diretor mostram o termo de posse

Estudantes, servidores e gestores da Ufes prestigiaram a solenidade de posse da professora Zenólia Figueiredo e do professor Ivan Gomes como diretora e vice-diretor, respectivamente, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 30, no auditório do CEFD, no campus de Goiabeiras, e contou com a presença do reitor da Ufes, Eustaquio de Castro.

A eleição da diretoria do CEFD foi realizada por meio de pesquisa eleitoral, no dia 7 de agosto deste ano, e confirmada em reunião do Conselho Departamental no dia 15 do mesmo mês. Eleita com 96,7% dos votos dos professores, 96,1% dos técnicos-administrativos e 97,2% dos estudantes do Centro, a chapa formada por Zenólia Figueiredo e Ivan Gomes ocupará a direção do CEFD até agosto de 2028.

“A gestão do CEFD é um espaço, sobretudo, de ação, e ao realizar essa escolha e ser acolhido pela comunidade, compreendo que esse compromisso com nosso espaço de trabalho se amplifica”, afirmou o vice-diretor, Ivan Gomes.

“Não somos uma comunidade grande, se comparados a outros centros”, disse a diretora em seu discurso de posse. “Mas a Ufes sabe que somos uma comunidade comprometida com a formação profissional, com o bem público e com a educação brasileira. Nosso centro é expressão da Educação Física brasileira”, afirmou Figueiredo.

Imagem
Foto do auditório do CEFD com a diretora discursando ao fundo. Na mesa principal, o reitor e o vice-diretor

Durante sua fala, a diretora apresentou brevemente o plano operacional da gestão, que se divide em quatro eixos: ações administrativas; propostas de obras e reformas; projetos e/ou acompanhamento; e ações administrativas preliminares.

“Vamos trabalhar com diálogo, compromisso e pertencimento, por um CEFD mais coletivo. Pretendemos mediar e coordenar os trabalhos juntos com os servidores, com as coordenações de graduação e pós-graduação e com a chefia de departamento”, disse ela.

Segundo o reitor da Ufes, o CEFD se destaca por ser um centro politizado e “essencial para a Universidade”. “Temos aqui uma infraestrutura imensa e que demanda muito cuidado. Pelo que conheço da Zenólia e do Ivan, temos grandes perspectivas de trabalho”, afirmou.

Experiência e atuação

Professor da Ufes desde 2009, Ivan Gomes é doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em temas como corpo, educação e saúde. Antes de assumir a função na Ufes, Gomes foi professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Zenólia Figueiredo é professora da Ufes desde 1995, tendo ocupado a direção do CEFD em dois períodos, de 2010 a 2014 e de 2014 a 2016. Também foi pró-reitora de Graduação (2016-2020) e chefe de gabinete na Reitoria da Universidade (2020-2022). Sua atuação acadêmica compreende temas como currículo, profissionalidade docente, educação superior e formação inicial e continuada em Educação Física.

Fotos: Leandro Reis

Categorias relacionadas