Vitória recebe a partir desta segunda-feira, 13, o Robótica 2025, maior encontro de robótica e inteligência artificial (IA) da América Latina. O evento será realizado na Cidade da Inovação, espaço do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) localizado em Jardim da Penha.
O Robótica 2025 é promovido pela RoboCup Brasil, em parceria com a Ufes e o Ifes, e conta com o apoio da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado. Durante toda a semana, o evento reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes níveis de escolaridade vinculados a cerca de 400 instituições de ensino de todo o país. Os mais de mil participantes esperados poderão aproveitar, até o dia 19, uma ampla programação, com competições, exposições, congressos e workshops voltados à ciência, tecnologia e inovação.
As atividades são abertas ao público a partir da quarta-feira, dia 15, com entrada gratuita. As pessoas interessadas em acompanhar demonstrações de robôs domésticos executando tarefas de forma autônoma, partidas de futebol entre robôs ou apresentações de drones, além de exposição de projetos de robótica desenvolvidos por estudantes (do ensino fundmental à pós-graduação) de todo o Brasil, devem realizar o cadastro prévio neste link.
O planejamento do Robótica 2025 teve início em setembro, durante reunião entre os reitores da Ufes, Eustáquio de Castro, e do Ifes, Jadir Pela; o diretor do Polo de Inovação do Ifes, Marcelo Schmidt; e o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes André Ferreira, coordenador da organização local do evento juntamente com a vice-coordenadora nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, Carmen Santos.
Para Ferreira, a realização do Robótica 2025 em Vitória representa uma importante possibilidade de avanço acadêmico e científico para a região, além de incentivar a divulgação da ciência e da tecnologia para a sociedade capixaba. “Professores, técnicos e alunos da Ufes estão entre os protagonistas dessa ação, contribuindo com sua experiência e proporcionando uma oportunidade única de participação na organização e realização de um evento dessa envergadura e complexidade”, analisa.
  Novidade
Ao longo de sua trajetória de dez anos, o Robótica já foi realizado em cidades como Salvador, Goiânia e João Pessoa. Para Vitória, o evento traz como novidade a categoria de futebol de robôs humanóides em tamanho real, que, segundo a organização, funcionará como um teste para avaliar sua inclusão oficial nas próximas edições da competição, que já conta com três subeventos: a Competição Brasileira de Robótica Petrobrás, a Mostra Nacional de Robótica e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica. Além deles, o Simpósio Brasileiro de Robótica, o Workshop de Robótica Educacional e o Concurso de Teses e Dissertações em Robótica integram a programação.
Algumas competições funcionam como seletivas para a RoboCup Internacional, permitindo que as equipes brasileiras disputem vagas em torneios globais de robótica. O mundial de 2026 acontecerá na Coreia do Sul.
“É neste ambiente de muita ciência, tecnologia e inovação que crianças, jovens e pesquisadores se encontrarão para compartilhar experiências. O orgulho das crianças por seus robôs é indescritível e, sem dúvida, muitas delas se tornarão estudantes em carreiras tecnológicas. O Robótica é um estímulo essencial em um cenário marcado por altas taxas de evasão e pouca ênfase em ações que despertem o interesse pelas áreas de tecnologia”, finaliza o professor Ferreira.
O Robótica 2025 tem patrocínio da Vale, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Petrobrás, da Susano, do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG), da Fundação Behring e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Outras informações podem ser obtidas no site oficial do evento ou nas páginas da RoboCup Brasil no Instagram e no Facebook.
Foto: RoboCup Brasil
            Universidade Federal do Espírito Santo