
Em comemoração aos seus 20 anos de atuação, o programa de extensão Fordan: Cultura no Enfrentamento às Violências realizará, nos dias 17 e 18 de outubro, o I Seminário Internacional Pesquisa e Intervenção para a Garantia da Vida das Mulheres. O evento, gratuito, acontecerá no campus de Goiabeiras e está com inscrições abertas para o registro de trabalhos.
Profissionais e pesquisadores que atuam na área de enfrentamento à violência de gênero podem enviar suas propostas, que devem apresentar relatos de experiências relacionadas à redução das violências contra mulheres, acolhimento às vítimas e responsabilização de agressores. As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto, neste link. A participação dá direito a certificação.
Entre as presenças já confirmadas no seminário estão a representante do Fórum Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Conselho Nacional de Justiça Márcia Teixeira; a cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa; a conselheira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) Maria das Neves Sá; a coordenadora geral da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Jack Rocha; a procuradora de Justiça Criminal do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo Nathalie Malveiro; a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Cecília Paula; a jornalista da TV Globo Mônica Marques; a representante da Comissão de Equidade de Gênero da Universidade Federal Fluminense (UFF) Carla Apolinário; a coordenadora da Ouvidoria Feminina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Flávia Máximo; a líder da Organização Não Governamental Suporte a Mulheres no Japão (ONG SMJ), Lilian Mishima; o defensor nacional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União, Frederico Soares; e o coordenador do projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Fordan Redes, Arthur Bastos.
Redes de apoio
Segundo a fundadora e coordenadora do programa de extensão, Rosely Pires, o Fordan parte da premissa de que as redes de apoio, como as que estarão representadas no seminário, desempenham papel essencial na proteção das mulheres no Brasil e no Espírito Santo, contribuindo para reduzir o número de mortes causadas por violência de gênero. “A importância deste seminário é refletir como essas redes podem elaborar protocolos, fortalecer suas ações e ampliar seu impacto na preservação da vida das mulheres. Esse é o nosso objetivo”, ressalta.
Mais informações sobre o evento e sobre as atividades desenvolvidas pelo Fordan podem ser obtidas pelo e-mail ufesfordan@gmail.com.