
Gestores públicos da área de saúde do Espírito Santo e do Rio de Janeiro se reúnem no campus de Goiabeiras da Ufes para participar da Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O reitor Eustáquio de Castro participou da mesa de abertura do evento.
A oficina é uma ação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e teve início nesta quarta-feira, 3, seguindo até esta quinta, 4, no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). A atividade reúne profissionais e representantes das três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): municipal, estadual e federal. Também participam membros do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e dos Colegiados de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) dos estados envolvidos.
Durante os dois dias, os participantes debatem estratégias para a reorganização da Vigilância em Saúde, com foco na integração entre as vigilâncias e sua articulação com a Atenção Primária à Saúde. Outros temas transversais serão abordados, como as estratégias para ampliação das coberturas vacinais, o enfrentamento às novas emergências sanitárias e o papel dos profissionais diante dos determinantes sociais da saúde.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, explica que a oficina tem o objetivo de “promover ações para a efetiva implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde nos diferentes níveis de gestão do SUS, considerando seus princípios e diretrizes, e as estratégias para organização da Vigilância em Saúde”.