Ufes sedia a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos a partir desta quinta, 21. Entrada gratuita

21/11/2024 - 12:12  •  Atualizado 21/11/2024 12:43
Texto: Adriana Damasceno, com informações da assessoria da Mostra     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação da mostra

Começa nesta quinta-feira, 21, no Cine Metrópolis (campus de Goiabeiras), a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. O evento é gratuito e segue até domingo, 24, apresentando ao público oito sessões com curtas e longas-metragens sobre a homenageada desta edição, a montadora do cinema brasileiro Cristina Amaral, além de sessões infantis e filmes selecionados por meio de chamada aberta pública, que contemplam produções de todas as regiões do país.

A Mostra, que terá como tema Viver com dignidade é direito humano e abordará temas como igualdade, justiça social e respeito à diversidade, será acessível ao público, contendo legenda descritiva e janelas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). As sessões vespertinas terão início às 15 horas, e as noturnas às 19 horas. Confira a programação da Mostra no Cine Metrópolis.

Ao longo de sua carreira, Amaral colaborou com grandes diretores e produziu filmes que destacam questões sociais e humanitárias, tendo sido premiada em festivais como Brasília e Gramado. O professor do Departamento de Comunicação Social (DCS) e responsável pela produção local da Mostra, Arthur Fiel, acredita que a homenageada seja referência tanto para profissionais do audiovisual quanto para novas gerações de cineastas por sua atuação em documentários como Quilombo Rio dos Macacos e Teatro Experimental do Negro, que evidenciam “seu compromisso com os direitos humanos e com a luta contra as desigualdades”.

De acordo com ele, o tema desta edição ressalta a importância da dignidade humana para assegurar a qualidade de vida e a liberdade para todas as pessoas. “Temos uma produção rica e variada para oferecer ao público capixaba, apresentando obras que retratam a situação do trabalho, do trabalhador, e principalmente do seu direito à alegria, ao descanso, à vida para além do trabalho. Amaral segue sendo um nome fundamental do cinema brasileiro por utilizar de sua sensibilidade e experiência para transformar realidades”, ressalta Fiel, que também coordena o Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba (OCAC/Ufes).

A Mostra é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), com produção nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Ufes, no estado do Espírito Santo. Mais informações podem ser obtidas no site do evento, por este e-mail ou pelo WhatsApp (21) 97595-8837.

Categorias relacionadas