A Ufes realiza entre os dias 19 e 30 de janeiro uma colônia de férias para filhos de estudantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe que são atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil. A iniciativa tem como objetivo favorecer a permanência acadêmica desses discentes que exercem a parentalidade, especialmente durante o período de férias escolares.
As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, 12, e até quarta-feira, 14 de janeiro, por meio do preenchimento deste formulário (é necessário estar logado na rede da Ufes para acessar). Serão atendidas até 20 crianças por turno, nos horários de 7h às 11h e de 13h às 17h, organizadas em três grupos etários:
●Grupo 1: 2 a 3 anos
●Grupo 2: 4 a 6 anos
●Grupo 3: 7 a 10 anos
Rede de apoio
O projeto integra um programa de extensão que busca enfrentar um dos principais desafios vivenciados por estudantes com filhos, em especial mulheres: a ausência de redes de apoio para o cuidado das crianças, fator que impacta diretamente a continuidade dos estudos. Ao oferecer um espaço seguro, educativo e de lazer para as crianças, a Colônia de Férias da Ufes possibilita que mães, pais e responsáveis mantenham suas atividades acadêmicas no período de recesso.
A ação dá continuidade ao projeto piloto realizado em 2025 e foi concebida a partir de uma demanda apresentada pelo Coletivo Parentalidade à Reitoria da Universidade, solicitando um apoio institucional sensível às dificuldades enfrentadas por estudantes com filhos. Segundo a vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, a iniciativa reafirma o compromisso institucional com a inclusão e a equidade.
“A Colônia de Férias da Ufes representa um avanço importante na consolidação de políticas de permanência que reconhecem a parentalidade como parte da vida acadêmica. Ao oferecer condições concretas para que estudantes com filhos possam seguir seus estudos, a Universidade fortalece seu compromisso com a equidade e com o enfrentamento das desigualdades de gênero”, destaca.
O projeto da Colônia de Férias da Ufes está articulado ao processo de criação do programa de extensão Núcleo Impulsionador de Políticas para Mulheres da Ufes, atualmente em tramitação junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O programa tem como finalidade fortalecer ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão voltadas à promoção dos direitos das mulheres e à equidade de gênero no âmbito institucional, reconhecendo a parentalidade e o trabalho do cuidado como dimensões estruturantes da vida universitária.
Cultura capixaba
A programação da Colônia de Férias da Ufes tem como eixo temático a valorização da cultura capixaba, abordando a história do Espírito Santo, manifestações culturais (literatura, música e culinária), monumentos históricos, cartões-postais e as belezas naturais do estado. As atividades terão como sede principal o Colégio de Aplicação Criarte (CAP Criarte), com utilização também de outros espaços da Universidade.
De acordo com a coordenadora do projeto e diretora do CAP Criarte, Elis Beatriz Falcão, a proposta alia cuidado, educação e cultura: “A colônia de férias foi pensada como um espaço de acolhimento, aprendizagem e ludicidade, no qual as crianças possam vivenciar experiências culturais significativas, ao mesmo tempo em que garantimos melhores condições para a permanência acadêmica de seus responsáveis”.
Durante todos os dias e turnos da colônia, será oferecido lanche às crianças, em parceria com o Restaurante Universitário.
Equipe e seleção de monitores
A equipe do projeto é composta por profissionais do CAP Criarte — incluindo direção, professores e demais trabalhadores da unidade — e por monitores, estudantes de diferentes cursos da Ufes que serão selecionados, considerando a experiência prévia de estágio com crianças nas faixas etárias atendidas.
Estudantes interessados em atuar como monitores podem obter mais informações sobre a seleção na página do CAP Criarte.
A Colônia de Férias da Ufes está sendo realizada de forma integrada pelos seguintes setores: Vice-Reitoria, Centro de Educação, CAP Criarte, a Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes), Restaurante Universitário e Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade da Ufes (Siac).
Universidade Federal do Espírito Santo