Ufes participa de um dos maiores eventos mundiais de educação internacional, na Suécia

17/09/2025 - 16:33  •  Atualizado 17/09/2025 17:17
Texto: Com informações da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da delegação brasileira no evento

Mais de 40 instituições de ensino superior e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) representaram a educação e a pesquisa do Brasil na EAIE Gotemburgo 2025, conferência da Associação Europeia para Educação Internacional (EAIE), realizada de 9 a 12 de setembro em Gotemburgo, Suécia. A Ufes participou do evento representada pelo secretário de Relações Internacionais, Felipe Guimarães.

A conferência da EAIE é o segundo maior evento mundial de educação internacional e, neste ano, contou com a participação de mais de 7 mil pessoas, de mais de cem países, além de mais de mil expositores. Com o tema GO-create, o encontro propôs reflexões sobre práticas de colaboração, cooperação e cocriação, para planejar o futuro da internacionalização no ensino superior, observando valores como sustentabilidade, inclusão e inovação.

“Participar dessa conferência tem sido uma importante oportunidade para a Ufes prospectar novas parcerias acadêmicas internacionais e fortalecer aquelas já existentes. Também foi importante estar no evento para conhecer o panorama atual da educação internacional, que tem passado por grandes desafios, como mudanças nas regras migratórias e situações de conflito que afetam principalmente a mobilidade de acadêmicos", afirmou Guimarães.

Também estiveram presentes na conferência o diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Oppermann, e o representante da Embaixada do Brasil em Estocolmo, Luís Felipe Carvalho. O estande da delegação brasileira teve apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), além do apoio da Associação Brasileira para Educação Internacional (Faubai). 
 

Categorias relacionadas