Ufes lança Guia de Linguagem de Respeito. Material visa à prevenção do assédio e da discriminação

10/09/2025 - 15:59  •  Atualizado 17/09/2025 13:12
Compartilhe
Imagem da capa do guia

A Secretaria de Comunicação da Ufes lançou nesta quarta-feira, 10, o Guia de Linguagem de Respeito - Boas práticas para a prevenção do assédio e da discriminação. O material, elaborado em cumprimento ao Plano de Integridade 2024-2026 da Universidade, tem o objetivo de conscientizar a comunidade universitária sobre a importância de usar uma linguagem adequada para promover um ambiente saudável e livre de práticas de assédio, discriminação e violência. 

O guia, disponível em formato digital (acesse aqui e também no arquivo anexado abaixo), apresenta, por exemplo, palavras ou expressões que se devem evitar e sugestões de como substituí-las no dia a dia, a fim de prevenir ofensas, exclusões ou silenciamentos.

“O material também traz recomendações de como se comunicar respeitosamente, para combater o assédio moral ou sexual e as diversas formas de discriminação, e garantir ambientes mais saudáveis de convivência entre os membros da comunidade universitária”, afirma a revisora de textos e responsável pela redação do guia, Monick Barbosa, que se dedica ao estudo de Linguagem Simples e Linguagem Cidadã.

A diretora de Governança, Controles Internos e Integridade, Fabíola Bastos, informa que o material integra uma série de medidas de integridade previstas no Programa e no Plano de Integridade vigentes: “trata-se de ações que visam ao fortalecimento de uma cultura organizacional baseada na integridade, em que o respeito, o espírito público e a promoção de ambientes de trabalho com segurança psicológica orientam o convívio entre as pessoas participantes da comunidade universitária”. 

Comunicação consciente

A secretária de Comunicação, Thereza Marinho, destaca que, embora o material tenha sido elaborado para a comunidade universitária, pode ser baixado e compartilhado gratuitamente por qualquer pessoa. “O guia convida o leitor a uma reflexão sobre cuidados que devemos ter com expressões, brincadeiras e comentários que muitas vezes, mesmo sem que seja esta a intenção, ofendem, humilham e discriminam. Uma comunicação adequada e consciente faz toda a diferença quando se quer promover um ambiente de respeito, seja na universidade, em uma roda de amigos ou mesmo entre familiares”, pontua.  

Além de ser encaminhado para professores, técnicos e estudantes por e-mail, o Guia de Linguagem de Respeito servirá como base para uma campanha de conscientização que circulará nas mídias sociais da Universidade e nas telas de descanso dos computadores. “A intenção é que o tema se torne recorrente para que as boas práticas de comunicação sejam normalizadas no dia a dia”, afirma a secretária. 

Categorias relacionadas