Ufes inicia oferta de jantar no Restaurante Universitário do campus de Maruípe: “Dia histórico para a comunidade”

23/09/2025 - 12:40  •  Atualizado 23/09/2025 14:18
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de um grupo de estudantes jantando no RU

A expansão do serviço nos restaurantes universitários (RUs) da Ufes ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira, 22, quando foi servido, pela primeira vez, o jantar no campus de Maruípe. A partir das 17 horas, estudantes, técnicos e professores fizeram fila para entrar no espaço e celebraram a conquista.

“É um dia histórico para a comunidade de Maruípe, que está se sentindo bastante prestigiada. Temos alunos que não moram em Vitória, então, pela distância e pelo trânsito, é fantástico eles terem a oportunidade de sair da aula e se alimentar”, disse o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Helder Mauad.

Já Iury Pessoa, diretor da Diretoria de Gestão dos Restaurantes (DGR), destacou que o serviço atua na melhoria da permanência estudantil: “Às vezes, o estudante tem atividade no turno da tarde e da noite, mas precisa voltar para casa para se alimentar e acaba não conseguindo retornar ao campus. Agora, com essa implementação, damos a eles a oportunidade de permanecerem”.

A oferta de jantar no campus de Maruípe – assim como de café da manhã, o retorno do suco e da sobremesa e a inclusão de alimentos veganos em todos os RUs da Ufes pelo menos três dias por semana – faz parte do novo modelo de gestão dos restaurantes universitários apresentados à comunidade acadêmica na audiência pública Novo Restaurante Universitário: alimentação e permanência estudantil, realizada em agosto. O reitor Eustáquio de Castro ressalta que as mudanças buscam proporcionar mais qualidade na alimentação servida e mais conforto no ambiente, mantendo os mesmos valores. 

“Todo o processo está sendo feito com a participação da comunidade universitária, com iniciativas que integram um processo maior, que está sendo implementado para garantir a permanência estudantil na Ufes. A oferta do jantar em Maruípe é um pedido antigo dos estudantes do campus que estamos conseguindo atender agora. Isso é motivo de muita satisfação para a gestão”, comemora.

Imagem
Foto de uma funcionária servindo estudante no RU

Para o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes), Antonio Carlos Moraes, o serviço do jantar no campus impacta diretamente a qualidade de aprendizagem dos estudantes. “Com a ampliação dos cursos ofertados e com o sistema de cotas, temos uma nova realidade de estudantes na Universidade. Há alunos que não têm condição de pagar alimentação no comércio convencional e que, agora, podem jantar no campus”, afirma.

"Comida de verdade"

Estudante de Farmácia, Lorrayne Eugênia Campos, 26, faz iniciação científica no Laboratório de Plastinação do CCS. Como mora em Praia Grande, na Serra, ela permanece no campus para estudar após as aulas e as atividades do Laboratório. Agora, além do almoço, poderá usufruir do RU na hora do jantar. “Sem o jantar, eu teria que comer alguma ‘besteira’, um salgado, por exemplo, e isso me faz mal, além de não me alimentar direito. Como eu moro longe, chego em casa esgotada e não consigo estudar. Mas agora posso comer 'comida de verdade' e saudável no jantar e ficar aqui para continuar os estudos”, disse a estudante.

Eduardo Cota, 23, está no sexto período de Medicina e precisa estudar depois que chega em casa, à noite. Ele, que frequenta o RU todos os dias para almoçar entre os turnos das aulas, também terá a rotina facilitada com a expansão dos serviços do restaurante. “A gente sai no mínimo seis horas da tarde daqui, pega trânsito, chega em casa, vai tomar banho e ainda tem que estudar. Quando vai ver, já deu nove, dez horas da noite. Agora vai melhorar bastante”, disse.

O jantar no CCS também atraiu estudantes do campus de Goiabeiras. Ingressante do curso de Artes Plásticas, o paulista Bruno Rodrigo Santos, 40, está morando nos arredores de Maruípe enquanto procura um apartamento próximo ao campus em que seu curso está localizado. Na segunda-feira, durante a acolhida aos novos estudantes no Teatro Universitário, ele ficou sabendo que pode utilizar o RU de Maruípe para otimizar o dia. “Achei isso sensacional. Ainda não sei onde vou trabalhar, então é muito bom ter opções. Me deu mais segurança para ficar aqui na cidade”, afirmou.

Fotos: Mariana Simões e Leandro Reis

Categorias relacionadas