Ufes e Assembleia Legislativa assinam protocolo de intenções durante sessão solene em comemoração aos 190 anos da Casa

12/08/2024 - 20:32  •  Atualizado 13/08/2024 15:31
Texto: Thereza Marinho, com informações da Assembleia Legislativa
Compartilhe
Foto do reitor da Ufes assinando o protocolo de intenções ao lado do presidente da Ales e das testemunhas

A Ufes e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) assinaram nesta segunda-feira, 12, um protocolo de intenções com o objetivo de unir esforços entre as duas instituições para o desenvolvimento mútuo de atividades de ensino, pesquisa, extensão, concursos e visitas, além de eventos e atividades culturais. A assinatura aconteceu durante a sessão solene realizada no plenário Dirceu Cardoso, em comemoração aos 190 anos da Casa de Leis.

O intuito da parceria é fortalecer as atividades desenvolvidas nas áreas de atuação das duas instituições, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e experiências que beneficiará a sociedade capixaba. A execução do protocolo de intenções terá início com a realização de um projeto de extensão sobre a trajetória histórica da Ales, abordando os modelos de legislativo adotados no Espírito Santo ao longo dos 190 anos de existência da Assembleia.

O projeto será coordenado pela professora do Departamento de História Adriana Campos, e contará com a colaboração dos pesquisadores João Gualberto Vasconcellos e Kátia Motta. O protocolo de intenções foi assinado pelo reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, e pelo presidente da Ales, Marcelo Santos. Como testemunhas assinaram o pró-reitor de extensão, Ednilson Felipe, o presidente da Comissão de Educação da Ales, Dary Pagung, e o diretor de Relações Institucionais da Casa, Giuliano Nader.

O reitor afirmou que a concretização dessa parceria é motivo de orgulho, pois está sendo firmada por duas instituições que exercem uma influência significativa na vida da sociedade capixaba e com grande potencial para desenvolver importantes projetos juntas, convergindo esforços em prol da população.

Imagem
O reitor e o presidente da Ales mostram o protocolo de intenções assinado, ao lado das testemunhas.

“O documento que assinamos é uma grande demonstração desse poder transformador da colaboração interinstitucional e, certamente, contribuirá para fortalecer, de forma ampla, cidadã e sustentável o ensino, a pesquisa e a extensão, além da cultura. Desejo que possamos continuar fortalecendo essa sinergia e expandindo essas parcerias vitais que nos conduzirão à geração de valor compartilhado e a um futuro melhor para todas as pessoas”, destacou Castro.

A professora Adriana Campos explicou que o trabalho de levantamento de dados históricos da Ales passará por etapas como a organização do acervo, sua digitalização e a criação de um inventário que ficará disponível ao público para consulta. O trabalho será concluído até agosto de 2025. 

Solenidade

A sessão solene em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa foi marcada por discursos que ressaltaram o papel de destaque da instituição na discussão de temas que afetam a vida da população.

O presidente da Casa destacou a relevância e o significado da data. “A história do Espírito Santo passou, passa e continuará passando por aqui. Em 12 de agosto de 1834, os capixabas descobriram que quando todos podem falar, o que se ouve é a voz da cidadania. Ao longo dos últimos 190 anos, a Assembleia tem sido palco de importantes debates e decisões”, discursou Marcelo Santos.

O deputado também ressaltou a participação direta da população nos processos decisórios, a independência e harmonia entre os Poderes e agradeceu aos deputados e aos servidores pelo trabalho desempenhado. O presidente finalizou seu discurso enaltecendo o regime democrático: “A democracia não é um sistema perfeito, mas é o melhor que temos”.

Imagem
Foto da mesa solene, com todos as pessoas que compuseram a mesa de pé

Em seu pronunciamento, o governador Renato Casagrande também destacou a harmonia entre os Poderes e a importância da democracia. “Estamos vivendo o maior período de democracia. Este é o nosso caminho. Nenhum Poder pode se sobrepor a outro. A compreensão é de que somos independentes e autônomos, mas colaborativos”, afirmou.

Além do deputado Marcelo Santos e do reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, compuseram a mesa de honra da solenidade o governador Renato Casagrande; o vice-governador Ricardo Ferraço; o presidente do Tribunal de Justiça, Samuel Meira Brasil Júnior; o presidente do Tribunal de Contas, Domingos Taufner; o procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal; o defensor público-geral, Vinicius Chaves; a subprocuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade; o procurador do Ministério Público Federal, Carlos Vinicius Cabeleira; o capitão dos Portos, Marcelo de Lima; o ex-presidente da Ales, Dilton Lyrio Netto, representando os ex-deputados estaduais; a deputada Janete de Sá (PSB), representando todos os deputados da atual legislatura; o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Sérgio Aguiar; o deputado federal Paulo Foletto, representando os deputados federais; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho.

Na ocasião também foram apresentados a nova identidade visual da Assembleia e o selo comemorativo dos 190 anos. Ao final da sessão, ex-deputados estaduais foram homenageados com medalhas comemorativas.

Fotos: Thereza Marinho e Assembleia Legislativa

Categorias relacionadas